A TQI é uma família. Essa afirmação não está só no discurso da diretoria ou na página oficial da empresa. O sentimento de camaradagem e pertencimento foi destaque nos resultados da última pesquisa da consultoria global Great Place to Work (GPTW).
Os dados mostram que existe um clima real de comunidade por aqui, transcendendo a relação tradicional de trabalho. Sentir-se bem-vindo, contar com a cooperação dos colegas, ter um ambiente descontraído e amistoso para trabalhar foram alguns dos destaques apontados pelos colaboradores.
Diante de um cenário tão favorável, o que é possível fazer para manter o clima sempre em alta? Pegamos carona em uma paixão nacional: o futebol.
Gol sem impedimento
Ano passado, no início do campeonato brasileiro de futebol, lançamos a Liga TQI Team FC no Cartola FC – jogo do portal Globo.com em que as pessoas montam seus times com jogadores de futebol da vida real. A adesão dos colaboradores da TQI foi um sucesso: mais de 25% entraram na brincadeira.
Unir as pessoas em uma ação que envolve o futebol é geralmente uma boa pedida. É preciso, porém, conhecer bem o seu público: as pessoas são respeitosas entre si? Há uma tolerância à competividade? Afinal, é como dizem: futebol e religião, não se discute.
Criamos na TQI um lugar seguro, favorável a manifestações diversas, o que possibilitou o sucesso da Liga TQI Team FC. Premiamos mensalmente os destaques e os três maiores pontuadores de todo o campeonato levaram para casa presentes incríveis.
Integração das pessoas
Não é só uma ação que muda o clima da empresa. Precisamos de um conjunto de práticas consistentes. A consequência é o engajamento do time com aumento da qualidade da entrega e da performance.
Aqui na TQI, o Cartola FC vem ao encontro desse objetivo: integrar nosso time por meio de um jogo com regras claras, transparentes e que já faz parte dos momentos de diversão de muitos brasileiros. Porém, ele só complementa uma estratégia de gestão focada em resultados por meio das pessoas, de verdade.
Rose Zei | Talentos Humanos TQI