A importância da acessibilidade para usuários e empresas
A acessibilidade nos sites e aplicativos requer adequação aos protocolos e boas práticas W3C, tendo como objetivo garantir que qualquer pessoa com diferentes deficiências e mobilidade reduzida possam utilizá-los. Visa também atender aos que tem pouco ou nenhum conhecimento no mundo digital, como idosos e pessoas com baixo letramento.
Atender as necessidades do mercado e alcançar o maior número de pessoas possível costuma ser uma meta das empresas na divulgação de seus produtos e serviços. Além do benefício de maior alcance do público, a acessibilidade gera uma imagem positiva para a empresa – e não somente para as pessoas que precisam desses recursos, mas também para seus amigos e familiares.
Trata-se também de uma questão legal conforme a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) Lei 13146 de 06 de Julho de 2015.
A Acessibilidade no Desenvolvimento de Sites e Apps
Cuidados como tamanho de fontes; contraste de cores, utilização do placeholder nos formulários até mecanismos mais elaborados como tradutor de libras, tecnologia assistiva, entre outras, permite que uma parcela importante da sociedade tenha acesso a produtos, serviços e informações do site ou aplicativo que estão utilizando.
O time deve ter conhecimento sobre boas práticas de acessibilidade desde as etapas iniciais dos projetos até o planejamento de testes e homologação.
No site World Wide Web Consortium (W3C) Brasil há um vasto conteúdo sobre boas práticas de acessibilidade. Mudanças simples podem valorizar os produtos oferecidos e aumentar consideravelmente o número de acessos aos sites.
Testes de Acessibilidade
Assim como no refinamento e desenvolvimento, na etapa de testes e homologação devem ser consideradas as funcionalidades de acessibilidade. Os testes podem ser manuais ou automatizados.
Nos testes é preciso que o profissional se coloque no lugar do usuário na questão da acessibilidade, tendo um olhar técnico e sensível no momento deles.
Podemos citar alguns obstáculos que podem prejudicar a acessibilidade facilmente detectados nos testes manuais:
- ALT tag em imagens, que muitas vezes é esquecida e prejudica a usabilidade, além de afetar na eficiência das ferramentas de SEO. Todas as imagens e ilustrações devem ter um texto curto e objetivo sobre do que se trata a imagem apresentada.
- Links que direcionam para fora do site que está navegando. O usuário que tem pouca familiaridade poderá perder-se na navegação e não conseguir voltar ao site original.
- Utilização de tabs em formulários, tornando opcional a navegação dos campos com mouse ou tab. Para usuários que tem dificuldade de navegação uma opção a mais pode fazer toda a diferença.
- Contraste de fundo e texto, se não forem bem utilizados, podem gerar problemas com diferentes monitores e visualização do texto.
- Tamanho da fonte, item extremamente necessário para pessoas com dificuldade visual.
Existem ferramentas que podem ajudar nos testes automatizados de acessibilidade. Podemos citar por exemplo:
- Lighthouse – ferramenta que analisa sites web e, dentre as funcionalidades, está a acessibilidade. Esse aplicativo, de simples utilização, executa testes automatizados na página informada e, ao finalizar, gera um relatório detalhado para implementação de melhorias.
- AChecker – https://achecks.ca/achecker, assim como no Lighthouse essa ferramenta analisa sites web validando a acessibilidade e, ao finalizar, aponta erros e alertas.
- WAVE – https://wave.webaim.org – informando o link a ser testado, podemos identificar muitos erros de acessibilidade
- Screen Readers – Aplicativos de software que convertem um texto em um discurso sintetizado, permitindo o usuário ouvir ao invés de visualizar o conteúdo da Internet.
Uma das ferramentas para leitura de texto está na Chrome web store, onde é possível adicionar uma extensão para leitura de conteúdo ao navegador Google Chrome. Dessa forma podemos testar se a leitura da página está adequada ao usuário.
Através da APP Store podemos encontrar ferramentas para validação de acessibilidade também dos apps.
Essas são apenas algumas das ferramentas disponíveis que podemos utilizar para testar a acessibilidade de um site ou aplicativo, garantindo a melhor experiência do usuário e verificando se atendem às boas práticas no quesito de acessibilidade. Muito mais que uma questão de negócio ou técnica, a garantia da qualidade em acessibilidade é também uma questão de empatia com o próximo.
Escrito por: Simone Albuquerque da Silva Sousa (Senior Software Engineer – TQI)