A bandeira da livre-iniciativa e a de um ambiente favorável aos negócios fizeram parte dos 55 anos da EXAME em reportagens e eventos dedicados a desenvolver o capitalismo brasileiro. Para celebrar o momento do empreendedorismo, em parceria com o banco BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME) e com suporte técnico da auditoria e consultoria PwC Brasil, a EXAME lança o Ranking EXAME Negócios em Expansão 2022, um anuário dos negócios com maior crescimento ao longo de 2021.
Para além das informações financeiras, o ranking traz informações úteis para descrever todos os negócios em expansão finalistas. Nas próximas páginas, nas tabelas com as informações financeiras enviadas pelas empresas, a equipe de reportagem apurou site, ano de fundação, descritivo das principais atividades e setor de atuação da empresa.
Todas as classificadas têm um ponto em comum: conseguiram crescer num cenário macro para lá de desafiador. Em 2021, a pandemia da covid-19 impôs duras restrições à atividade econômica, com estabelecimentos fechados e dificuldades logísticas, além da crise na saúde pública. A inflação chegou a mais de 10%, o maior nível em seis anos, o que encareceu produtos e serviços e levou empresários de todos os setores a buscar alternativas para segurar os preços.
Um destaque da primeira edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão 2022 é a abrangência nacional do grupo. Há empresas de 17 unidades da federação, das cinco regiões do país. Dono do maior PIB do Brasil, São Paulo é o estado com o maior número de empresas listadas no ranking — 47% do total são paulistas.
Das 15 empresas de maior crescimento nas cinco categorias, dez são de São Paulo. Em segundo lugar, uma surpresa: Santa Catarina, apenas a sexta economia do Brasil, sedia 27 empresas do ranking, 13% do total. Boa parte delas são startups ou scale ups que já estavam consolidadas antes da pandemia por causa do bom ambiente de negócios no estado. Além de impostos baixos na média nacional, ele tem tradição de apoio ao empreendedorismo. A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) é uma das principais produtoras de conteúdo sobre negócios no país.
Na sequência vem Minas Gerais: 10% das empresas do ranking estão no estado dono da terceira maior economia do Brasil, incluindo aí empresas com destaque pela expansão acelerada em 2021, como a TQI. A empresa também se destacou com as práticas que aceleraram sua expansão, por isso, faz parte do Ranking Exame Negócios.
Após anos de bonança, a indústria do capital de risco vive uma retração global, reduzindo o acesso a investimentos e o valor de mercado das startups. O momento é de focar a geração de receita e a sustentabilidade dos negócios. Ainda que o cenário seja desafiador, as boas oportunidades continuarão existindo para quem combina estratégia e capacidade de execução. As conquistas das empresas deste ranking, e os sonhos de quem vai a uma feira de franquias para ser dono do próprio negócio, indicam o caminho para lidar com os desafios à frente.
A EXAME é considerada pelo mercado editorial o principal veículo para desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial no país.
Há mais de 50 anos, a Exame acompanha as diversas transformações que moldaram o cenário econômico do Brasil e no mundo. Em 2020, passou a fazer parte do Grupo BTG Pactual e, desde então, está consolidando a sua atuação em outras frentes de negócio que vão além de uma produtora de conteúdo.
A Nova Exame é o principal veículo para desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial no país, gerando líderes através da educação e informações de qualidade.
Hoje, é uma media tech com atuação nas frentes de notícia, educação, investimentos e eventos, com pessoas inquietas por mudar a maneira como o mundo consome informação.
A matéria é somente para assinantes, entretanto, deixamos aqui o link do texto na íntegra na página da Exame.