Na atualidade falar sobre soft e hard skills tornou-se um termo usual, principalmente, no universo de empresas de tecnologia e, claramente, de recrutamento de pessoas. Fato é que a expressão qualifica habilidades técnicas e comportamentais existentes e que competem aos profissionais do mercado.
Hard skills ou habilidades específicas estão relacionadas a treinamentos e conhecimentos técnicos específicos, enquanto habilidades sociais, ou soft skills são traços de personalidade, ou seja, trata-se de comunicação, a maneira como um profissional gerencia equipes e o próprio tempo.
Vamos aprofundar no assunto, destacando exemplos e dados sobre a importância dos tipos de habilidades para sua carreira. As principais diferenças entre elas e como são adquiridas e colocadas em uso no local de trabalho.
O que são Hard skills?
Caso você empenhe atividades na área de desenvolvimento de software, durante a sua faculdade, durante o estágio e no seu local de trabalho você adquiriu e continua somando conhecimentos que permitem o desempenho e resultado na sua área de atuação. Além disso, você participou de workshops, palestras, treinamentos que aumentaram ainda mais suas habilidades. Todo este aprendizado fomentou suas habilidades técnicas.
Cada trabalho exigirá certas hard skills. Se você quer trabalhar como Engenheiro de software, por exemplo, você precisará saber analisar cálculos, elaborar códigos, conhecer softwares e ter domínio em línguas estrangeiras.
Em determinados setores são exigidos testes práticos, exigindo conhecimento prévio e habilidades essenciais para poder exercer a profissão. Outros empregadores podem ter disponibilidade para ensinar certas habilidades técnicas no trabalho.
Segundo os dados do LinkedIn Learning, estas são as 10 principais hard skills que as empresas procuram em candidatos:
- Blockchain
- Computação em nuvem
- Raciocínio analítico
- Inteligência artificial
- UX design
- Análise de negócios
- Marketing de afiliação
- Vendas
- Computação científica
- Produção de vídeo
O que são Soft skills?
São hábitos e características pessoais que moldam a forma como você trabalha, sozinho e com os outros. A comunicação eficaz, por exemplo, é uma habilidade fundamental, que muitos empregadores procuram. Alguns outros incluem confiabilidade, trabalho em equipe, resiliência e escuta ativa, etc.
As competências pessoais são essenciais para a sua carreira e para a sua procura de emprego. Enquanto as habilidades técnicas são necessárias para executar com sucesso tarefas específicas em um trabalho, as habilidades sociais são necessárias para criar um ambiente de trabalho positivo e funcional.
Segundo a pesquisa Global Talent Trends, elaborada em 2019, pelo LinkedIn, com cinco mil profissionais da área de talentos de 35 países:
- 91% acreditam que as soft skills são importantes para o futuro do RH;
- 90 % acreditam que as soft skills são importantes para o futuro das empresas;
- 89% acreditam que as contratações erradas são pela falta de compatibilidade com as soft skills.
De acordo com os dados do LinkedIn Learning, estas são as cinco principais soft skills que as companhias buscam em profissionais, em 2020:
- Criatividade
- Persuasão
- Colaboração
- Adaptabilidade
- Inteligência emocional
Concluindo
Há qualquer instante, no trabalho, somos colocados à prova com relação às nossas habilidades. Imagine em uma situação de entrega de um projeto (neste momento você é desafiado a demonstrar como exerce o gerenciamento de tempo e se for líder, o gerenciamento de equipe), além de preocupar-se com a execução técnica, você deve manter a comunicação constante para fluidez de processos, isso implica em lidar com diferenças de pensamentos e resistência de alguns. Esta situação é um prato cheio para você demonstrar ambas as suas habilidades.
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