Você já está familiarizado com os conceitos de RPA (Robotic Process Automation)? Junto com a transformação digital e as novas tecnologias, a automação vem se destacando devido sua série de vantagens e possibilidades que ela traz consigo.
Vivemos na era da informação, onde dados são gerados em grande escala com uma velocidade extremamente rápida. Já não é humanamente possível coletar e processar tudo sem apoio, por isso, é necessário encontrar soluções que proporcionam maior eficiência operacional.
A automação com RPA consegue solucionar diversos processos repetitivos. A tecnologia tem transformado negócios, e ainda possui um alto potencial de crescimento, sendo considerada um ponto decisivo na continuidade produtiva de empresas de diversas atividades econômicas.
Em um futuro próximo, o RPA e o uso de robôs serão meios comumente utilizados por nós. Afinal, dentro de cada empresa, existem várias tarefas que podem ser automatizadas para o ganho de eficiência.
A seguir vamos ver algumas tendências da automação robótica:
Ampliação na busca por profissionais
Ao contrário do que se imagina, cargos e funções não serão eliminados, na verdade, o que ocorre é a transformação integral na forma como os negócios são operados. Atividades repetitivas e de pouca ou média complexidade devem ficar sob à responsabilidade de processos robotizados, já as tarefas mais relevantes e de alto impacto ficarão sob a supervisão da atividade humana.
Projeção otimista
A receita global apontada para o RPA, está projetada para chegar a US$ 1,89 bilhão em 2021, um aumento de 19,5% em relação a 2020, de acordo com a última previsão do Gartner. Apesar das pressões econômicas causadas pela pandemia, o mercado de automação robótica ainda deve crescer a taxas de dois dígitos até 2024.
De acordo com relatório da KPMG nos EUA, 32% dos líderes esperam aumentar o investimento em RPA até 2025, sendo que a tecnologia já cresceu mais de 100% desde 2017, e continua com indícios de alta necessidade a diversos mercados.
Adoção de novos setores
As empresas do setor financeiro foram as pioneiras a aderirem as vantagens do uso dos robôs RPA nas automações de processos de BackOffice, em seguida, as empresas de telecomunicações. Hoje, organizações dos segmentos de saúde, indústria, educação e seguradoras são as novas protagonistas do uso de RPA.
Ampliação de automação assistida
A Automação assistida é representada por funções que podem ser executadas por intervenção humana em alguma condição, com apoio muitas vezes integral de robôs que simplificam, a todo momento, os fluxos de trabalho, elevando a qualidade analítica exercida pelas pessoas e acelerando o atendimento telefônicos, chat ou campanhas de novos serviços, entre diversas outras possibilidades.
Quer saber mais sobre? Clique aqui e conheça.
Maior receptividade
Robôs e sua conectividade com Inteligência Artificial possibilitam a tecnologia mais acessível e receptiva a novas funções, podendo exercer tarefas mais complexas e específicas. Isso representa apenas o amadurecimento da tecnologia e a própria necessidade de melhora de processos por parte das empresas, crescendo as funções de robôs de RPA não assistidos (aquelas que não precisam de interferência humana).
Segurança em alta
Novas tecnologias são criadas e testadas para aumentar a segurança das empresas e de suas informações vitais. Além disso, muitas companhias podem aumentar suas condições por meio da aplicação do Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM). Esse recurso garante identidade distinta para robôs, possibilitando conhecimento sobre cada função e maior controle global da utilização tecnológica.
Hyperautomation ou Hiperautomação
Uma novidade tecnológica apresentada recentemente pelo Gartner e definida como a principal tendência estratégica de tecnologia para os próximos anos é a Hyperautomation (Hiperautomação). Um conceito que ajudará empresas a atingirem resultados mais rápidos e eficientes na corrida pela transformação digital e promete ser o futuro da automação.
Clique aqui e saiba mais!
Concluindo
Estas tendências da automação robótica demonstram sua positividade em grandes empresas, devido à possibilidade de melhoria em condições repetitivas, além do auxílio estrutural em condições estratégicas aos negócios.
O apoio na tecnologia pode ser o diferencial competitivo para que empresas continuem a exercer atividades relevantes em seus ambientes de trabalho.
Pronto para conhecer mais? Clique aqui e agende uma demonstração.