A API (Application Programming Interface) é usada na integração entre sistemas e de linguagens totalmente diferentes, sem que seja necessária a alteração da programação original. Um exemplo comum e simples de compreender é um site de hospedagem que possui um mapa do Google para mostrar onde estão localizados os hotéis. O Google Maps é uma API.
No entanto, as APIs vão muito além disso e podem garantir mais agilidade, economia de tempo e dinheiro para as empresas de forma segura e simples. Dentre as funções das APIs está, também, a automação de tarefas que auxiliam em muito os processos de uma empresa, como chatbots no atendimento ao cliente, agendamentos, controle de acesso, gestão de senhas, implantação de novas tecnologias de pagamento, etc.
Até aqui, entendemos que as APIs, portanto, possibilitam que diferentes softwares e aplicações interpretem novas instruções para a integração com várias plataformas e ajudam no dia a dia da gestão empresarial e melhoram a experiência do cliente com o produto/serviço da empresa.
As vantagens para a integração de dados e sistemas via API as tornam mais atrativas que outros tipos por diversos motivos, como os abaixo:
Segurança e auditoria de acessos
Abrimos o tópico com um elemento de extrema importância. A integração de sistemas via API faz troca de dados de forma segura, pois o compartilhamento é protegido por camadas de criptografia e não interfere na integridade dos sistemas legados. Além disso, é a empresa que define as informações específicas que serão compartilhadas para a aplicação da API no sistema – o que vai depender do tipo de “serviço” que ela realizará.
Por exemplo, um e-commerce que possui diversos dados de clientes, como número de cartão de crédito, telefone e outros dados sensíveis, poderá restringir para uma API de chatbot apenas informações de dados da compra, número de rastreio do pedido e outros detalhes que possam auxiliar o cliente com sua compra.
O Gateway de API, ferramenta de gerenciamento de APIs que fica entre o cliente e uma coleção de serviços de back-end, é o responsável por garantir segurança e auditoria para as APIs. Empresas que detêm dados de grande valor e sigilo poderão acessar quem, quando e de onde um funcionário acessou e consultou determinadas informações e é por meio do Gateway de API que ela terá o cenário detalhado do fluxo de dados operando no sistema.
Otimização de processos e volume de dados
Otimização, porque, primeiro, o desenvolvedor não precisará realizar nenhuma alteração de linguagem, adaptar ou corrigir os problemas relacionados à API, tudo é realizado diretamente no sistema e de forma automática. Segundo, as APIs são capazes de integrar dados específicos, o que reduz o volume de dados e corrobora para uma otimização da performance da plataforma.
Com isso, os funcionários da empresa conseguem dedicar mais tempo em outras atividades e “alivia” o sistema da empresa, deixando seu processamento menos pesado por não ocupar o sistema com dados desnecessários. Outro ponto é a comunicação clara, padronizada e de fácil interpretação das APIs, independentemente do sistema que atuará. Elas foram desenvolvidas para terem uma aplicação simples e funcionar de forma eficaz no negócio.
Economia de custo (e de tempo!)
A economia ocorre porque a empresa não precisa realizar todo o desenvolvimento para obter um novo serviço em seu sistema, uma vez que as APIs já são desenvolvidas e pensadas para serem a melhor aplicação possível. Assim, os gestores de TI e equipe podem utilizar seu tempo de forma mais eficiente. Além disso, uma API que automatiza o atendimento ao cliente, por exemplo, implicará na melhor produtividade dos analistas de atendimento que poderão focar em assuntos mais delicados e/ou estratégicos.
Concluindo
Discorremos sobre as vantagens de optar por uma API para incrementar os processos da empresa. Primeiro, porque não há necessidade de despender tempo dos desenvolvedores em criar algo que já existe e, segundo, porque as APIs são de fácil implementação, altamente seguras e agregam valor e retorno sobre investimento (ROI) em um curto/médio prazo.
Já falamos aqui no blog sobre Hyperautomation. Bom, podemos dizer que as APIs estão inseridas em um dos gatilhos da hiperautomação, uma vez que elas tornam os fluxos de negócios automatizados, ágeis, com baixa necessidade de desenvolvimento (low-code) e com muita inteligência agregada.
As empresas, e os líderes, estão tendo que se adaptar às mudanças do mercado constantemente, sempre de forma estratégica, ágil, eficiente e sem espaço para falhas – principalmente em um momento de pandemia global. A plataforma digital ganhou ainda mais destaque e, tanto as pessoas, quanto as empresas, ficaram cada vez mais conectadas por meio virtual e exigindo soluções mais robustas, automatizadas e seguras.
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