A pandemia não freou o crescimento do setor de tecnologia. Enquanto houve uma queda de 7,8% no volume de serviços no acumulado de 2020, em tecnologia da informação o saldo ficou positivo em 8,3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Olhando para trás, o motivo é claro: com as medidas restritivas e distanciamento social, as empresas praticamente se viram obrigadas a acelerar a transformação digital para sobreviverem ao que muitos têm chamado de novo normal. Se ainda não era, a TI se tornou, de repente, protagonista absoluta do negócio.
O crescimento refletiu-se também na TQI
Aqui na TQI, sentimos diretamente esse efeito. Na posição de parceiros na implementação, desenvolvimento e sustentação de sistemas para empresas de todos os portes, nosso crescimento superou (em muito) o previsto para 2020: crescemos mais de 50% no ano passado.
Nossa demanda por projetos de transformação digital aumentou expressivamente. Em alguns setores, esse crescimento foi ainda mais pujante. No financeiro, o impulso veio da pavimentação para o movimento Open Banking, que teve início ainda no ano passado com o PIX. Além disso, há a necessidade de digitalização cada vez maior das transações para atender às mudanças de comportamento dos usuários.
Já a logística entrou muito em voga em função do crescimento do e-commerce. Mas não só por isso: em um cenário cada vez mais adverso, é preciso investir em ferramentas digitais para reduzir custos, aumentar a eficiência e integrar toda a cadeia de suprimentos.
Outro setor que se destacou na TQI foi o mercado imobiliário. Desafios como digitalizar processos, vender online, novas ferramentas de relacionamento com o cliente que sejam tão eficientes quanto a visita ao imóvel são algumas das dores mais comuns.
O que deve vir por aí
A aceleração da transformação digital nas empresas é um caminho sem volta e não deve sair de pauta tão cedo. A transformação não é só sobre tecnologia, é também sobre pessoas. Estamos cada vez mais digitais – e as empresas precisam também se tornar, se quiserem conquistar o novo consumidor.
Do nosso lado, como desenvolvedores, provedores e facilitadores dessa transformação, temos diversos desafios. O déficit de profissionais de TI é um deles. Aqui na TQI, a maior parte do nosso orçamento é voltado para a nossa gente, para manter nossas equipes altamente qualificadas e engajadas, para entregar aquilo que fazemos de melhor: soluções de TI aderentes, ágeis e eficientes.
Estamos preparados para mais um ano, que já começou intenso. Como podemos ajudar você a se preparar também?