Fala agilista ou entusiasta em agilidade! Neste artigo, vamos falar sobre um dos assuntos mais discutidos na comunidade: métricas!
Na maioria das vezes que conversamos com algum colega agilista, o que se tem mais em mente são as métricas de eficiência do fluxo.
De fato, elas são muito importantes, porém existem diversas outras métricas que podemos considerar nesse universo. Por isso, para apoiar nosso dia a dia, vamos abordar nesse post algumas métricas de eficiência, eficácia, engenharia e ambiente do time.
Indicadores e métricas ágeis: sua importância nos times de agilidade
Para uma gestão horizontal de times ágeis, métricas e indicadores são extremamente importantes, pois eles nos dão uma visibilidade de todos os envolvidos, desde gestão, times e negócios.
Confira os principais pontos que as métricas nos permitem avaliar:
- Direcionamento: como posso saber se a cadência do meu time está legal ou se estamos com algum gargalo?
- Feedback: será que as minhas entregas estão gerando valor para o cliente?
- Sentimento: o time está contente da forma que está trabalhando? Sente que está agregando ou só fazendo tarefas?
- Confiabilidade: como está a garantia de qualidade das entregas?
Sem métricas, somos incapazes de analisar os dados gerados em todo o contexto, atuais ou históricos, não sendo possível promover a melhoria contínua, além de ficarmos sempre no “achômetro” e/ou no “feeling”.
As métricas ágeis na Cultura DataDriven
Podemos dizer que as métricas ágeis são bem alinhadas com a Cultura DataDriven (trabalho orientado através de dados). Portanto, quando uma empresa já possui essa cultura implementada, a adaptação nas métricas ágeis será bem mais simples.
Na TQI, somos uma empresa com a Cultura DataDriven. Sempre usamos os dados para definirmos o direcionamento da companhia e dos times. Afinal, números geram confiança nas tomadas de decisões.
Mas temos que tomar cuidado com o que medir e como medir, pois métricas podem moldar comportamentos. Ou seja, dependendo da abordagem, podemos apenas enviesar alguns pontos que não favoreçam empresa e time.
Quais são os tipos de métricas ágeis?
Os quatro tipos de métricas ágeis são referentes a:
- Eficiência (fluxo)
- Eficácia (negócio)
- Ambiente (atmosfera)
- Engenharia (qualidade)
Confira na imagem abaixo:
Agora, vamos falar sobre cada uma delas.
Métricas de eficácia (Negócio)
Pergunta que normalmente é respondida: o que temos que fazer?
Precisamos mensurar se a solução entregue pelo time foi eficaz para resolver o problema que foi dado. Exemplo dessas métricas: OKR, churn, etc.
Exemplo: NPS
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?
- Net Promoter Score = % CLIENTES PROMOTORES – % CLIENTES DETRATORES
- Notas de 00 a 06 – Clientes Detratores
- Notas de 07 e 08 – Clientes Neutros
- Notas de 09 a 10 – Clientes Promotores
Métricas de eficiência (Fluxo/processo)
Pergunta que normalmente é respondida: como temos que fazer?
Este tipo de métrica está relacionada ao fluxo da entrega do software ou produto. Ela consegue apoiar a visibilidade do trabalho do time e pode apoiar também em sua auto-organização e gestão vertical. Geralmente, está relacionada ao método ou framework ágil adotado.
Alguns exemplos deste modelo de métricas são:
Métricas de Engenharia (Qualidade)
Pergunta que normalmente é respondida: como fazer bem-feito?
Para garantir que estamos entregando qualidade, performance, segurança, é necessário medir a qualidade técnica do produto.
Alguns exemplos de como medir: quantidade de bugs encontrados, desempenho da aplicação submetido a um alto volume de requisições, etc.
Métricas de Ambiente (Atmosfera)
Pergunta que normalmente é respondida: como fazer de forma sustentável?
O seu time está satisfeito com o que está entregando? Com a cadência das entregas? Esses questionamentos são importantes e precisam ser mensurados para dar visibilidade para o próprio time.
Algumas coisas podem ser apenas uma percepção individual, mas outras podem incomodar o coletivo. Algumas técnicas interessantes são: Happiness Radar, Health Check, NPS do time, etc.
Confira um exemplo de Happiness Radar:
Melhore os resultados de sua equipe com métricas ágeis
As métricas ágeis que vimos aqui apoiam times a alcançar seus objetivos, identificar melhorias nos fluxos e diminuir erros e gargalos.
Além disso, elas proporcionam transparência e gestão horizontal, o que pode gerar motivação e ajudar no crescimento ordenado e sustentável da empresa.
As métricas também te dão uma dimensão do passado para apoiar na previsibilidade das próximas entregas.
Métricas irrelevantes
Como vimos, as métricas são muito importantes para uma gestão horizontal de times ágeis e para a transparência dos processos. Porém, nem toda métrica vale para toda ocasião. Se a métrica é irrelevante para seu negócio, não faz sentido medir.
Você conhece a realidade do seu time e sabe o que faz sentido para seu contexto. Por isso, só metrifique o que realmente importa.
Times com Cultura DataDriven
Agora que vimos um pouco sobre métricas ágeis relevantes e como elas podem aumentar resultados, que tal conhecer um pouco mais sobre como funcionam os times na Cultura DataDriven?
É só enviar uma mensagem no nosso form de Contato e agendar uma conversa a gente. Adoramos compartilhar nosso aprendizado na TQI, ainda mais se ele servir para fazer a diferença em outros ambientes.
Conte com a gente!
Até breve.
Marlon e Fernando