Por Marianne Henriques
Assistindo a um curso da PUC-RS chamado “Competências profissionais, emocionais e tecnológicas para tempos de mudança”, me deparei com a seguinte frase de Leandro Karnal: “Não existe profissional que tenha qualquer perspectiva de sucesso que não invista permanentemente em formação”.
Eu me identifiquei na hora com esta colocação, pois é exatamente como me sinto no papel de Agile Master. Todos os dias descubro algo que não sei na área de agilidade, algo que preciso conhecer e experimentar ou até mesmo um curso, método, prática que preciso entender e talvez aplicar no meu dia a dia.
Pouco tempo depois, passeando pelo feed do LinkedIn, me deparei com a expressão “lifelong learning”, que fez muito sentido pra mim. Trata-se de um termo em inglês para aprendizado ao longo da vida. E isso traz uma realidade dura, porque por mais que nossa educação formal determine que façamos uma graduação e tenhamos um diploma, para o mercado do século 21 só esse diploma não é mais suficiente.
Depois da graduação, já pedem uma pós-graduação, uma especialização, um mestrado e assim vai. E assim que se conclui esses cursos, vem o mercado e diz que você precisa aprender sobre soft skills, ter inteligência emocional, saber se comunicar ou como gerenciar conflitos.
Toda essa pressão por se manter atualizado e apto para o mercado pode ser suavizada se utilizarmos maneiras informais de estudos. Como já citei anteriormente, um diploma é só um diploma. O que realmente faz diferença é o que você faz com este conhecimento que adquiriu.
Há formas de se manter em aprendizado constante. Deixo aqui algumas dicas:
Leia todos os dias sobre algo que não conhece: sabe aquela matéria sobre o cientista que está buscando uma forma nova de energia renovável? Então, pare 5 minutos do seu dia para ler do que se trata. Essa prática pode ajudar você a conhecer coisas novas e aumentar o repertório de ideias, para ajudar a desenvolver mais a sua criatividade em situações do dia a dia.
Busque livros da sua área ou sobre novas abordagens: todo livro, por mais batido que seja o assunto, traz uma perspectiva nova sobre o tema, e isso também pode te ajudar a rever algo que vem fazendo ou a direcionar seu foco para novas oportunidades de aplicação. Caso você não seja adepto à leitura, procure por aplicativos com áudio livros, como o 12min, e podcasts que fazem resumo de livros. Eles servem bem ao propósito e são ótimas distrações enquanto você se exercita ou lava uma louça.
Participe de comunidades da sua área: esta é uma ótima oportunidade para conhecer sobre os assuntos do momento, além de fazer networking com muita gente que é boa no que faz e que tem sede por compartilhar seus conhecimentos. Dentro destas comunidades sempre há trocas de experiências, de eventos, cursos gratuitos ou não para participar e aprender algo novo.
Cursos rápidos e gratuitos são uma ótima opção: se teve algo que a pandemia gerou foi a possibilidade de estudar e fazer cursos incríveis de forma gratuita, como este da PUC-RS que fiz, outros da FGV e de muitas outras instituições de ensino renomadas. São uma oportunidade única de aproveitar o tempo e aprender sobre algo novo, algo dentro da área ou até mesmo desenvolver um novo hobby de forma gratuita.
Essas são apenas algumas dicas. Mais importante que isso é entender os motivos pelos quais você está estudando. Se isso não for claro, acaba-se por fazer um curso apenas para falar que fez e mostrar um certificado sem realmente utilizar este conhecimento.
O estudo ao longo da vida acaba por se tornar um estilo de vida, pois é algo que gera conhecimento e prazer, além de ajudar a desenvolver uma nova habilidade, estimular a criatividade, conhecer novas tecnologias e abrir portas para novas oportunidades.
Uma última dica: aproveite para investir em conhecimentos que façam sentido para a sua vida e seu estilo de vida. Aprender como meditar, fazer uma receita nova, um exercício físico diferente ou como investir melhor seu dinheiro, também são formas de se manter aprendendo. Invista em você, profissionalmente e pessoalmente.
Marianne Henriques – Agile Master na TQI