O termo cloud computing faz parte das empresas e profissionais de todo o mundo. Provavelmente você já deve ter ouvido algum deles como o SaaS, o PaaS e o IaaS.
Mas e sobre iPaaS? Um conceito incontornável que moldará o futuro das empresas.
Bom, apesar da disseminação dos modelos de nuvem, um dos problemas enfrentados pelas empresas é que precisam contratar diferentes sistemas para lidar com vários softwares e isso é um grande problema.
Problema este que o iPaaS pode solucionar, uma abordagem que vem para otimizar os processos das empresas.
Quer saber mais sobre? A seguir você conhecerá mais, seus benefícios e como o iPaaS funciona. Continue nos acompanhando, vamos lá!
O que é iPaaS?
iPaaS (Integration Platform as a Service) ou Plataforma de Integração como Serviço, um conceito (geralmente em nuvem) no qual os usuários podem desenvolver fluxos de integração que conectam aplicações de diferentes sistemas usados por uma empresa, permitindo a integração e compartilhamento de dados, unificando tecnologias, negócios e sistemas.
Foi criada para solucionar problemas de sistemas e aplicativos operando isolados entre si (utilizados por diferentes setores em uma empresa que não contam com um fluxo de comunicação automático) e em modalidades dispersas (na nuvem e on premise).
Por isso, iPaaS possibilita que empresas superem o problema da fragmentação da informação, com as decorrentes ineficiências e erros que essa fragmentação provoca, aumentando a segurança dos dados e otimizando a eficiência operacional do negócio.
O Gartner descreve em seu modelo de referências para iPaaS, uma série de funções importantes que dão uma compreensão maior do que faz uma Plataforma de Integração como Serviço. Podemos destacar os tópicos abaixo:
- Ferramentas e tecnologias que suportam a execução de fluxos de integração;
- Suportar o desenvolvimento e gerenciamento do ciclo de vida das integrações;
- Gerenciar e monitorar os fluxos das aplicações;
- Garantir a governança das integrações;
- Recursos essenciais de nuvem, como multitenancy, elasticidade e autoprovisionamento;
Mas, como o iPaaS funciona?
Quando criado um ecossistema central para integração e gerenciamento, uma plataforma iPaaS permite o desenvolvimento de integrações via API (dentre outras possíveis formas de integração) de forma muito mais rápida, simples e escalável que as abordagens tradicionais.
Com o iPaaS é possível que uma companhia tenha todos os softwares, sistemas e aplicativos que usa integrados em uma plataforma centralizada. Imagine a construção de pontes entre as ilhas de um arquipélago, ligando cada uma delas.
Portanto, um iPaaS possibilita a construção de pontes entre todas as ilhas, por meio dos quais tenha transição dos dados. Ele oferece aos usuários as ferramentas e os elementos necessários para construir e gerenciar as conexões que permitem os dados transitarem entre os sistemas. Além disso algumas plataformas permitem fazer isto de uma maneira muito fácil e visual, utilizando elementos de arrastar e soltar e utilizando práticas de low-code.
A solução iPaaS, usada para conectar sistemas implantados em diversos ambientes e controlar os fluxos de dados, padroniza a forma como os aplicativos são integrados a uma organização, facilitando a automatização de processos de negócio e o compartilhamento de dados entre softwares, tornando os processos mais ágeis e seguros.
Com isso, as empresas podem eliminar processos manuais de integração de software e coleta de dados, garantindo a sincronia de dados entre diversas fontes e colocando de lado a dependência de planilhas e a necessidade de constante desenvolvimento, monitoramento e controle.
Quais sãos os benefícios do iPaaS?
Confira a seguir, os principais benefícios para as empresas que utilizam o iPaaS e de plataformas que aplicam este conceito.
Visão ampla dos fluxos de trabalho:
Conecta suas fontes de dados de um aplicativo para outro e também permite transformá-los automaticamente na estrutura ou formato desejado para que o aplicativo receptor saiba o que fazer com os dados.
Interface simples, visual e low-code
o iPaaS tem uma interface de arrastar e soltar, no qual os administradores podem usar ‘código baixo’ ou até ‘sem código’ na utilização da plataforma.
Acessibilidade de qualquer lugar
Com uma interface web descomplicada, é fácil de acessar, sendo necessária somente a conexão com a internet.
Integrações personalizáveis:
as soluções iPaaS oferecem integrações personalizáveis e recursos próprios para os usuários, além de APIs predefinidas e a capacidade de gerenciar APIs nativas e de terceiros.
Integração de soluções e dados
capacidade de integrar informações que vêm de dentro e de fora da organização, seja de ambientes virtuais ou locais.
Agilidade na implementação
não há necessidade de instalação de software ou aquisição de servidores.
Monitoramento
Visualize o desempenho e execução de cada fluxo de dados, através de um dashboard operacional na própria plataforma. Dados como vazão, performance e erros são analisados e combinados com outras métricas de infraestrutura.
Rapidez e baixo custo
Quando se comparado aos métodos convencionais.
Concluindo
Como vimos, iPaaS serve para gerir e conectar os múltiplos sistemas e fontes de dados de uma empresa, sendo capaz de tornar os processos de integração mais rápidos, menos custosos e menos trabalhosos.
Conforme vamos cada vez mais em direção a opções na nuvem, o iPaaS se torna a solução mais viável para eliminar o ruído associado aos sistemas díspares e para conectar todos os aplicativos e dados entre sua organização e terceiros. Ter uma fonte comum que conecta todos os sistemas que usamos para fazer nossa empresa crescer é um passo importante.
Para isso, na TQI criamos o HyperFlow, uma plataforma em que você pode integrar todos os sistemas e dados da sua empresa, de maneira simples, rápida e segura. Você pode conectar suas fontes de dados com canais digitais, mapeando processos de negócios de forma simples, visual e low-code.
Quer saber mais? Conheça nossas plataformas.