Entender o que é Inteligência Artificial (IA) e seus benefícios é importante para empresas que planejam a transformação digital, devido ser uma das principais tecnologias disruptivas com o potencial de transformar o modo de operar das empresas.
Uma vantagem para as organizações que aderem à Inteligência Artificial, independentemente do setor em que estão é a realização não apenas de atividades repetitivas, numerosas e manuais, como também as que envolvem análise estratégica e tomada de decisão.
A seguir você conhecerá um pouco mais sobre o que é Inteligência Artificial, como funciona, o que está por trás e principais benefícios. Continue nos acompanhando, vamos lá!
Afinal, o que é Inteligência Artificial?
A definição de Inteligência Artificial está relacionada à capacidade das máquinas de pensarem como humanos, podendo aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente.
Isso não é um conceito novo! Em 1956, John McCarthy, um professor universitário, criou o termo para descrever um mundo em que as máquinas poderiam “resolver os tipos de problemas que hoje são reservados para humanos.”
Mesmo que os modelos teóricos existiram há muito tempo, as máquinas ainda precisavam de três coisas para evoluir, de fato, da computação simples para a IA real:
Bons modelos de dados para classificar, processar e analisar de forma inteligente;
Acesso a grande quantidade de dados não processados para alimentar os modelos, para que continuem a se aprimorar;
Computação de grande potência com custo acessível para que seja possível o processamento rápido e eficiente.
Enfim, a Inteligência Artificial hoje é possível utilizando a fórmula: big data + computação em nuvem + bons modelos de dados = máquinas mais inteligentes.
Como funciona a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial, integra a análise preditiva aos aplicativos que usamos diariamente. Conectando diversos ambientes da vida como casa, trabalho, lazer, viagens e muito mais em uma única experiência, a IA não somente nos ajuda quando solicitamos, mas também nos acompanha, prevê necessidades e nos lembra de executar tarefas.
A seguir vamos apresentar alguns exemplos aplicados no mercado para contextualizar.
- Aplicações como a Siri utilizam processamento de voz para atuar como assistente pessoal;
- O Facebook utiliza o reconhecimento de imagem para recomendar marcações em fotos;
- A Amazon faz recomendação personalizada de produtos utilizando algoritmos de aprendizado de máquina;
- O Waze prevê as melhores rotas a partir da sua localização com apenas um clique, enquanto carros com piloto automático usam as técnicas de IA para evitar engarrafamentos e colisões;
- O Google consegue preencher automaticamente as buscas utilizando recursos de Inteligência Artificial e também prever o que você quer pesquisar com grande precisão.
Alguns conceitos que estão por trás da Inteligência Artificial
A seguir apresentaremos alguns conceitos que estão por trás da AI:
Machine Learning
É o que automatiza a construção de modelos analíticos. Através de métodos de redes neurais, ela chega a conclusões através de pesquisas de operações e física, que geram insights, antes escondidos em dados, sem ser especificamente programado.
Deep Learning
São redes neurais de muitas camadas de processamento que, através de técnicas de treinamento e avanços computacionais, aprimoram o aprendizado de padrões complexos de grandes quantidades de dados. As aplicações incluem reconhecimento de imagem e fala.
O Deep Learning “treina” máquinas para executarem atividades como se fossem humanos. Por exemplo, identificação de imagens e reconhecimento de fala. Também processa dados.
Processamento de Linguagem Natural (PLN)
O Processamento de Linguagem Natural visa ao estudo e à tentativa de se reproduzir processos de desenvolvimento ligados ao funcionamento da linguagem humana. Para isso, emprega softwares, programação e outras soluções.
Por meio do PLN, as máquinas podem compreender melhor os textos — o que envolve reconhecimento de contexto, extração de informações, desenvolvimento de resumos etc. Também é possível compor textos partindo de dados obtidos por computadores. O PLN pode ser usado em áreas como atendimento ao consumidor e na produção de relatórios corporativos.
Um dos passos para Hyperautomation
A Inteligência Artificial é uma das competências presentes dentro de processo para a Hyperautomation.
Conheça mais sobre em nosso outro artigo: “Hyperautomation: conheça o futuro da automação”
Principais benefícios da Inteligência Artificial – IA
A Inteligência Artificial é capaz de gerar vantagens para os negócios. Veja algumas das principais a seguir!
Melhora na tomada de decisão
Auxilia na simplificação de processos de análise, principalmente para empresas que prezam pela tomada de decisão baseada em dados (data-driven). Isso porque ela é capaz de organizar e conferir maior clareza a dados “nebulosos” ou “confusos”, os quais dificultam o estabelecimento de estratégias.
O uso de Inteligência Artificial pode desenvolver processos que envolvem correlações, regressões, estruturação de análises dos dados gerados etc. que servem de base para executivos tomarem decisões. Principalmente se estiver vinculada a uma solução de Big Data, que é capaz de lidar com um gigantesco volume de dados não-estruturados.
Comodidade e escalabilidade
Uma solução de IA virtual é capaz de empregar algoritmos para realizar segmentações mais precisas, de modo a sugerir mercadorias sintonizadas com os perfis de consumidores analisados. Isso aumenta as chances de se desenvolver boas estratégias comerciais.
A IA também tem alto nível de replicabilidade de processos, já que os sistemas que a compõem são capazes de realizar as mesmas análises diversas vezes. Isso assegura que qualquer fluxo de trabalho se torne escalável.
A obtenção de informações relevantes de relatórios também pode se tornar mais rápida. Isso porque já há algoritmos de text mining (mineração de textos) capazes de analisar um documento e encontrar informações nele.
Esses fatores geram comodidade, já que são feitos de maneira mais rápida e simplificada pela solução de Inteligência Artificial.
Aumento da automação
A IA contribui para automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, gerando maior velocidade no tratamento de informações. Isso serve como complemento à automação das tarefas físicas, especialmente da produção, que costuma ser propiciada por máquinas robóticas.
Quer saber mais sobre? Conheça as plataformas TQI
Redução de erros, de riscos e de custos operacionais
As aplicações que utilizam a Inteligência Artificial são capazes de reduzir erros e aumentar a produtividade. Por isso, as empresas que adotam a tecnologia conseguem eliminar facilmente diversos custos operacionais.
Empresas de logística e transporte, por exemplo, não precisarão de motoristas para conduzir as frotas de caminhões. Com a possibilidade de locomoção ininterrupta, as entregas terão prazos ainda menores.
Atendimento otimizado ao público
O robô de conversação automática, auxilia o usuário em várias questões, como na solução de dúvidas relacionadas aos produtos ou na solicitação de assistência. Caso não consiga ajudar, o chatbot redireciona o atendimento para o setor responsável.
Concluindo
A Inteligência Artificial é uma tecnologia capaz de reduzir custos, otimizar a produção e gerenciar atividades. Isso gera vantagens competitivas aos negócios, tornando-a uma solução estratégica. Seu objetivo é fornecer softwares que possam raciocinar sobre as entradas e explicar as saídas de dados.
A IA fornece interações quase humanas com softwares e oferece apoio a decisões para tarefas específicas, mas ela não é uma substituição aos seres humanos – e também não será por bastante tempo.
Continue acompanhando o Blog TQI e fique por dentro das novidades.