Uma novidade tecnológica apresentada recentemente pelo Gartner e definida como a principal tendência estratégica de tecnologia para os próximos anos é a Hyperautomation (Hiperautomação). Um conceito que ajudará empresas a atingirem resultados mais rápidos e eficientes na corrida pela transformação digital e promete ser o futuro da automação.
Por se tratar de um conceito relativamente novo, é comum haver dúvidas sobre o tema. Para isso, a TQI elaborou este artigo abordando as características da Hiperautomação e seus benefícios. Continue lendo e saiba mais!
O que é Hyperautomation (Hiperautomação)?
A Hyperautomation é um conjunto de tecnologias, ferramentas e métodos da automação de processos, que possibilitam integrar ferramentas que ampliam a capacidade de automatizar o trabalho de maneira muito mais ágil.
A jornada da Hyperautomation possui diversos gatilhos, um deles pode ser a automação robótica de processos (RPA), em sua essência, outros gatilhos são: chamadas de APIs, eventos de modo em geral. Após o início dos processos, estende-se a capacidade de automação com a inteligência artificial (AI), process mining, analytics, entrega de informações em canais digitais e outras ferramentas avançadas.
A seguir, confira o infográfico que ilustra os principais passos de uma simples automação até a Hyperautomation.
Figura: Caminho para a Hyperautomation, TQI 2020.
Explore o poder máximo da automação com Hyperautomation!
Task Automation RPA: Automação de processos através do desenvolvimento de robôs para executar tarefas no lugar de humanos. São criados para executar tarefas que não necessitam esforço criativo. Solução não invasiva, sem alterações na infraestrutura e aplicações existentes;
Process Automation: São construídas em torno dos conceitos centrais de “tarefas” e “etapas”, fornecendo a capacidade de construir processos de automações flexíveis com componentes de integração pré-existentes. Os processos se integram com as fontes de informação, sem a necessidade de desenvolvimento (low-code). Permitem criar processos de negócios automatizados aproveitando o poder dos sistemas de negócios já existentes;
Event Processing: Os eventos podem ser produzidos quando os processos de negócios começam, são concluídos ou falham tipos de fontes de eventos: APIs , Filas, Banco de Dados, Sensores, etc;
Conversation: É a evolução de um sistema que responde perguntas por meio do processamento de linguagem natural (NLP), além de utilizar a automação de conversas para manter um relacionamento com clientes. Principais canais: WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, Web Chat, API, RCS, Google Assistant.
Analytics: Relatórios e gráficos de resultados de fluxos automatizados, execuções, coleta de informações das integrações, etc. Faça demonstrações e dimensione o ROI da automação e o seu impacto, com base nos resultados dos negócios que são importantes para a sua empresa;
Intelligence: Recursos de inteligência artificial, como machine learning (ML), processamento de linguagem natural (PNL), reconhecimento de caracteres ópticos inteligentes (OCR) e visão de computador AI, para que os fluxos de negócios mapeados possam utilizar de recursos como predicção, inferências, decisões autônomas, curadoria e etc.
Concluindo
A Hyperautomation é uma combinação de diversas tecnologias e conhecimentos para tornar os fluxos de negócios automatizados e voltados a um modelo totalmente ágil com baixa necessidade de desenvolvimento (low-code) e muita inteligência agregada.
É inevitável que as organizações identifiquem oportunidades para automatizar processos de negócio para poder competir em um mercado cada vez mais focado em facilitar e entender as pessoas.