Apesar de líderes já estarem acostumados com mudanças constantes, a pandemia mudou o cenário da inovação tecnológica e as estratégias de investimento de quase todas as empresas de uma forma que ninguém poderia prever. As organizações precisaram mudar, criar novas estratégias e buscar novas formas de se adaptarem.
Com essa exploração de novas formas de operar e impulsionar o crescimento, o Gartner destacou em um material recentemente lançado, o Gartner Top Strategic Technology Trends For 2021, as tecnologias que podem ser oportunidades para as organizações se diferenciarem dos concorrentes. Confira a seguir:
Internet do comportamento (IoB)
A Internet do Comportamento (IOB) refere-se ao aproveitamento de dados para, como próprio nome já diz, mudar comportamentos. Ela reúne, combina e processa dados sobre as pessoas, de diversas fontes, como informações do cidadão processadas pelo setor público e agências governamentais, mídia social e rastreamento de localização.
Claro, já não é mais novidade o quanto as bases de dados com nossas informações comportamentais vêm crescendo nestes últimos anos. Com o IoB, a tendência é que a prática se torne ainda mais sofisticada e eficiente, propícia para apresentar insights sobre nós mesmos.
Por exemplo: em um veículo comercial, o IoB pode monitorar comportamentos na direção, como a frenagem repentina e curvas agressivas. Nesse caso, as empresas podem usar as informações para melhorar o desempenho da rota e a segurança do motorista.
No entanto, a aplicação ainda requer regulamentação. As leis de privacidade e uso da informação podem mudar muito, dependendo de cada localidade.
Experiência Total
Este conceito une disciplinas tradicionalmente isoladas como multiexperiência (MX), experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX) e experiência do usuário (UX), a fim de criar uma melhor experiência para todas as partes.
O objetivo é transformar toda a experiência melhorada com a tecnologia, permitindo que as empresas se apoiem nos desafios que surgiram com a pandemia, como clientes distribuídos, trabalho remoto, virtual e móvel. Conectar todas estas experiências em vez de melhorar cada uma separadamente deverá criar uma vantagem competitiva sustentável, segundo o Gartner, que ainda traz a estratégia de uma grande empresa de telecomunicação para melhorar a segurança e a satisfação das pessoas.
Foi implantado um sistema de agendamento por meio de um aplicativo. Quando os clientes chegavam a menos de 25 metros da loja, eles recebiam duas coisas: uma notificação para orientá-los durante o processo de check-in e um alerta informando quanto tempo levaria para que pudessem entrar na loja com segurança, mantendo a distância social.
A empresa também ajustou seu serviço para incluir mais quiosques digitais e permitiu que os funcionários usassem seus próprios tablets para co-navegar pelos dispositivos dos clientes sem ter que tocar fisicamente no hardware.
Como resultado, a experiência para clientes e funcionários foi perfeita e mais integrada, além de ser mais segura.
Computação para melhorar a privacidade
A computação que melhora a privacidade desenvolve três tipos de tecnologias que protegem os dados enquanto estão sendo usados para habilitar o processamento e análise de dados seguros.
1- fornece um ambiente confiável em que os dados podem ser processados ou analisados.
2- realiza processamento e análise de forma descentralizada.
3- criptografa dados e algoritmos antes de análises ou processamento.
Esses três passos permitem que as empresas compartilhem dados em ambientes seguros.
Nuvem distribuída
A nuvem distribuída refere-se a serviços de cloud distribuídos para diversos locais físicos, enquanto a operação, governança e evolução permanecem sob a responsabilidade do provedor de nuvem pública.
Como as empresas terão os serviços fisicamente mais próximos, a latência é minimizada, além de ocorrer a redução de custos dos dados. Ajuda, ainda, a se adequarem a leis que determinam que os dados precisam estar em uma área geográfica definida. Alguns exemplos de nuvem distribuída são 5G e Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT).
O Gartner destaca que a nuvem distribuída é o futuro da tecnologia de cloud em geral.
Operações em qualquer lugar
Essa tendência é um modo de trabalho que se fortaleceu com a pandemia e permanecerá depois. Devido ao fato de que mais negócios têm sido feitos remotamente, o modelo facilitará a dinâmica para que possam ser realizados de qualquer lugar.
O Gartner aponta em seu estudo que este é um modo “digital first, remote first”. O digital deverá ser o padrão para os negócios em todos os momentos, até mesmo os espaços físicos restantes devem ser aprimorados digitalmente.
Por exemplo, os bancos que usam apenas dispositivos móveis lidam com tudo, desde a transferência de fundos até a abertura de contas sem interação física. O digital agora deve se tornar o padrão em todos os momentos. Embora ter um espaço físico tenha seu lugar, os bancos devem ser aprimorados digitalmente. Outro exemplo é o checkout sem contato em uma loja física, que deve ocorrer perfeitamente.
Malha de segurança cibernética
O conceito “malha de segurança cibernética” possibilita que qualquer indivíduo acesse a qualquer ativo digital com segurança, independentemente de onde o ativo ou pessoa estejam alocados. Segundo o relatório publicado pelo Gartner, nos próximos anos teremos mais da metade das solicitações de controle de acesso digital.
A orquestração e a aplicação de políticas centralizadas facilitam uma abordagem de segurança mais responsiva.
Negócios inteligentes combináveis
Este é um conceito que pode se adaptar e se reorganizar de acordo com as mudanças organizacionais, para impulsionar e ampliar um movimento ainda mais ágil na transformação digital. Os dados devem estar disponíveis em tempo hábil para possibilitar a velocidade adequada ao sucesso neste ambiente.
O relatório do Gartner sobre este tema afirma que, “para fazer isso com sucesso, as organizações devem permitir um melhor acesso às informações, melhorar a percepção sobre elas e ter a capacidade de responder rapidamente às implicações dessa percepção. Isso também incluirá o aumento da autonomia e da democratização em toda a organização, permitindo que as áreas das empresas reajam rapidamente, em vez de serem atoladas por processos ineficientes.”
Engenharia de IA (Inteligência Artificial)
Para obter sucesso, uma estratégia de inteligência artificial (IA) requer uma engenharia robusta de IA para melhorar o desempenho, escalabilidade, interoperabilidade e confiabilidade dos modelos de IA. Diversas organizações tiveram falhas em projetos de IA devido à falta de governança, escalabilidade e dificuldade de manutenção.
A engenharia leva a IA a fazer parte do DevOps, em vez de ser algo separado dele. Usando uma abordagem multidisciplinar e multitécnica de IA, um caminho mais claro para o valor dos projetos pode ser alcançado. Trata-se do surgimento de uma IA responsável para lidar com questões de confiança, transparência, ética, justiça, interpretabilidade e conformidade.
Hiperautomação (Hyperautomation)
A Hiperautomação (Hyperautomation) é um conjunto de tecnologias, ferramentas e métodos que possibilitam integrar ferramentas que ampliam a capacidade de automatizar o trabalho e outros tipos de decisão de maneira muito mais ágil.
Esta é uma grande tendência que ganhará força em 2021. Tudo o que pode ser automatizado em uma organização, deve ser automatizado.
Essa tendência é impulsionada por empresas com processos que não são simplificados, o que gera custos enormes e problemas extensos. Muitas organizações em 2020 foram apoiadas por uma colcha de retalhos de tecnologias que não são enxutas, otimizadas, conectadas ou explícitas, de acordo com a pub licação. Ao mesmo tempo, a aceleração dos negócios digitais exige eficiência, rapidez e democratização.
O Gartner alerta: as organizações que não se concentram em eficiência, eficácia e agilidade de negócios serão deixadas para trás.
Saia à frente dos concorrentes
Agora que você já está familiarizado com as tendências para 2021, fica claro que é necessário adotar ferramentas que estejam alinhadas às necessidades da sua organização. Quer conhecer mais sobre as soluções de hiperautomação da TQI? Acesse.
Em um cenário bastante dinâmico e desafiador como este que estamos vivendo, é importante acompanhar de perto as novidades na área de tecnologia para se antecipar e se sobressair no mercado.
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