A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo varejo brasileiro e, ao mesmo tempo, um grande desafio para os e-commerces e serviços digitais.
Por ser, segundo o IBEVAR, o segundo período sazonal em que os comércios têm maior acréscimo nas vendas (ficando atrás apenas do natal), a data provoca um aumento exponencial do tráfego e, se as empresas não estiverem preparadas, pode comprometer a experiência do usuário e perder oportunidades valiosas de vendas.
Com a proximidade da Black Friday 2024, a expectativa é otimista: 62% dos consumidores brasileiros planejam participar das promoções, segundo uma pesquisa do Google em parceria com a Offerwise. Além disso, o varejo brasileiro vem vivendo um momento aquecido – superando as vendas do ano passado em mais de 5,1%, segundo o IBGE.
Diante da necessidade de se preparar para esse momento tão importante, separamos cinco dicas essenciais que todo marketplace e site de e-commerce precisa saber para lidar com o boom dos acessos.
Escalabilidade é um pilar fundamental para não deixar seu sistema cair em plena Black Friday
A migração para ambientes capazes de oferecer escalabilidade, agilidade e flexibilidade tornou-se indispensável para garantir o bom funcionamento dos sistemas em momentos de pico.
A escalabilidade permite que os recursos sejam ajustados conforme necessário, de maneira automática, sem desperdício. Soluções em nuvem, por exemplo, se destacam por permitir que o poder de processamento e armazenamento cresça à medida que a demanda aumenta, evitando problemas de lentidão ou indisponibilidade.
Empresas que ainda dependem de infraestruturas rígidas, sem capacidade de adaptação rápida, correm o risco de enfrentar sérios desafios durante a Black Friday. Uma boa alternativa para mitigar esse problema é apostar em serviços de cloud computing – que, além de garantir que seu site aguente a pressão, ainda conseguem otimizar custos ao pagar apenas pelos recursos utilizados.
Arquiteturas modulares oferecem escalabilidade sob medida
Ter uma arquitetura modular é outro passo importante na preparação para grandes eventos de vendas. Com uma estrutura baseada em microsserviços, as empresas podem escalar individualmente os componentes de suas aplicações conforme a demanda.
Isso é essencial pois, durante a Black Friday, diferentes funcionalidades – como o processamento de pedidos ou o gateway de pagamento – podem exigir níveis diferentes de recursos. Uma arquitetura modular garante que esses componentes possam ser ampliados separadamente, evitando sobrecarga desnecessária e limitando a possibilidade de seu sistema cair na Black Friday.
Use dados como aliados e tenha previsão de demanda
Analisar dados históricos, as metas de vendas para o ano corrente e utilizar ferramentas de análise preditiva são estratégias fundamentais para dimensionar corretamente a infraestrutura antes da Black Friday.
O uso de big data e inteligência artificial permite identificar padrões de consumo e prever com maior precisão o volume de acessos e transações.
Assim, as empresas podem ajustar previamente sua infraestrutura para que ela suporte o aumento de tráfego, evitando problemas como a queda do site ou degradação de performance.
Automação oferece resposta rápida aos picos de demanda
Mesmo com toda a preparação, os picos de demanda podem variar de forma inesperada. Por isso, contar com ferramentas de automação para o provisionamento de recursos é uma prática eficiente.
Já existem, por exemplo, ferramentas de inteligência artificial que, se alimentadas devidamente com os dados de todas as etapas, desde o cadastro de produtos até as movimentações de entrada e saída de estoque, aumentam em muito a assertividade da gestão do estoque.
Isso porque seus algoritmos de sugestão de compras baseados em histórico de vendas, posição de estoque, curva ABC e catálogo, se baseiam em modelos matemáticos testados e provados para gerar maior eficiência no estoque em uma grande diversidade de cenários de negócio.
Além disso, vale pontuar que o monitoramento contínuo da performance da infraestrutura é essencial para garantir que qualquer problema seja rapidamente identificado e resolvido, evitando que falhas impactem a experiência do usuário.
Resposta ao comportamento do consumidor com agilidade
O comportamento do consumidor durante a Black Friday pode ser imprevisível, e as empresas precisam ser ágeis para se adaptar a essas mudanças. Metodologias ágeis e a adoção de DevOps, por exemplo, ajudam a manter um ciclo contínuo de desenvolvimento e implantação, permitindo ajustes rápidos na infraestrutura ou até mesmo na adição de novas funcionalidades durante o evento.
Ao combinar essas práticas com uma infraestrutura escalável e flexível, as empresas garantem que estão prontas para oferecer uma experiência de compra satisfatória, mesmo diante de flutuações bruscas na demanda.
E aí, gostou das dicas e está disposto a fazer o que é preciso para não deixar seu sistema cair na Black Friday? Conte com a ajuda da TQI!