É perturbador o sentimento que as notícias sobre o Covid-19 causam em nós, ainda mais quando esse cenário não apresenta uma conclusão pontual baseada em uma solução. Segundo uma pesquisa de uma startup de tecnologia, Behup, de 1.561 pessoas entrevistadas de todos as classes sociais em todas as regiões do país, 53,8% disseram estar um pouco mais ou muito mais estressadas, 60,3%, um pouco mais ou muito mais ansiosas e 59,7%, um pouco mais ou muito mais entediadas.
A sociedade mundial vive dias difíceis, principalmente, pelo fato da pandemia impactar diversas naturezas da convivência humana, sejam elas, nas relações trabalhistas, sociais entre familiares e amigos, econômicas: giro comercial, de produtos industrializados e os de produção artesanal, até os serviços prestados.
De fato, recebemos a informação ainda que inconclusiva sobre o declínio da doença no país. Segundo o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, abril e maio serão os meses quando haverá um salto na contaminação da população brasileira, e logo em junho, uma perspectiva de queda no número de infectados com a doença.
Ficar em casa soa como um mantra, que ecoa nas casas dos cidadãos, seja por meio da transmissão via rádio, televisão, internet ou das diversas formas que encontramos de nos comunicar. Ainda segundo a pesquisa realizada pela Behup, 72% das pessoas entrevistadas são favoráveis ou muito favoráveis às medidas de isolamento decretadas por governos em vários Estados.
De fato, em meio ao caos, sempre conseguimos tirar grandes aprendizados.
Acesse o site Good News Coronavírus
O portal foi construído em código aberto por um programador, que teve a ideia de reunir as notícias positivas sobre a doença produzidas pela imprensa.
Considerando um mundo virtual em crescimento, que abraça a transformação digital, podemos dizer que vivenciamos um novo momento na era da internet. Momento que necessitamos dela em grande parte para fazer nossas compras, ver as lives, nossos cursos, receitas, tutoriais, não posso me esquecer do home office, da comunicação virtual com familiares e amigos, nosso lazer, enfim, tem muita gente descobrindo um novo mundo, aliás, um mundo já existente, porém ainda inexplorado.
Veja bem leitor, esse texto não se trata dos sintomas do Covid-19 em si, mas, considerando o framework da TQI, quero explorar com você os pontos positivos que podemos tirar desse momento.
Semana a semana, desde quando tomamos conhecimento da gravidade dessa pandemia, a orquestra montada para o funcionamento de nossa base foi fundamental para o andamento dos trabalhos, mesmo que de forma remota, o que já era uma realidade na TQI e foi aplicada em 100% dos times.
Como nossas atividades baseiam-se em tecnologia para clientes, as soluções criadas para facilitar a sua vida não poderiam deixar de funcionar e nem encerradas as atividades voltadas para a melhoria das soluções.
Logo acima, falei sobre como podemos tirar proveito desse momento e por isso te convido a refletir sobre a rotina diária na sua vida e como isso se aplica em nossa realidade de trabalho.
Imagine você agora na fila do supermercado, colocando em risco à sua saúde ou de seus familiares. No mínimo, você ficou sabendo que aquele supermercado que você adora comprar um pão, um bolo, um doce ou mesmo uma marca de produto favorita passou a fazer entregas em casa e os pedidos podem ser feitos via whatsapp ou outro aplicativo.
É disso que estou falando!
O objetivo de vender é o mesmo, porém a forma como isso foi alcançado modificou e graças ao uso de soluções tecnológicas. O contexto apresentado implica em mudar a forma como se consome produtos e serviços.
Outro exemplo que particularmente estou adorando presenciar: as lives de músicos famosos em seus canais no Youtube.
Incrível como a internet deu um salto em sua dinâmica, facilidade e velocidade. Com a proposta de disseminar shows para se aproveitar em casa, músicos brasileiros e internacionais estão realizando verdadeiros espetáculos com multidões que não conseguiriam atingir em um cenário normal, mas que foi possível, graças a pandemia e ao lema Fique em Casa.
Não estou sendo insensível, estou apenas expondo um fato, que inclusive bateu recorde mundial de pessoas assistindo ao mesmo tempo uma transmissão no Youtube. Estou falando da live dos artistas Jorge e Mateus, que alcançaram, aproximadamente, 3 milhões de usuários.
De outro lado, exponho também o interesse profissional e pessoal.
A partir desse momento percebi uma enxurrada de pessoas postando nas redes sociais certificados de conclusão de cursos em plataformas online. Práticas de exercícios físicos e mentais aprendidos em aplicativos ou repassados por profissionais da área, que com certeza gravaram um vídeo demonstrando como fazer.
A prática do “Do it yourself”, ou Faça você mesmo deve ter mordido muita gente, que inclusive perceberam um potencial que antes não sabiam ter.
Nesse contexto de Fique em casa, gostaria de concluir o pensamento destacando a rotina de home office desempenhada pela TQI, que pode ser útil a você não só como resolução de um caso relacionado ao trabalho, mas também algo corriqueiro na vida.
Assuma a responsabilidade. Cada um possui um papel definido como cidadão, como trabalhador, como estudante, como parceiro de outra pessoa, e em época de caos, a gente deve se superar, buscar forças aonde não sabíamos que tínhamos e exalar isso da melhor forma possível.
Para validar o que escrevi, quero expor o conhecimento da professora da Especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Camila Campanã, que fala sobre o estresse.
Lembra do que escrevi lá no primeiro parágrafo, sobre estar estressado e ansioso, então, a professora destaca o seguinte:
“O estresse ativa o hormônio cortisol e o sistema de luta e fuga. Já a sensação de estarmos no controle é benéfica para a atenção.”
, portanto, quando falo sobre assumir o controle, nada mais é do que, estabelecer objetivos e metas e com isso trabalhar para se alcançar resultados. Assim, criaremos um ambiente mais propício a criação, a soluções e, consequentemente, alcançar um estado de tranquilidade e de sensação de dever cumprido.
Referências:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52178068