Por Rodrigo Fonseca
Sou entusiasta do Django desde a faculdade. E o que faz dele tão especial? É sobre isso que falo nesse artigo hoje.
Como seu próprio slogan diz, ele é feito para “perfeccionistas que possuem prazos”. Ele pode ser um grande amigo de desenvolvedores e desenvolvedoras, inclusive iniciantes, porque possibilita a construção de sites excelentes com rapidez e pouco código.
O Django é um framework para desenvolvimento rápido na web, escrito em Python, que utiliza o padrão model-template-view (MTV). Ele foi criado originalmente como sistema para gerenciar um site jornalístico, depois evoluiu para um projeto e foi licenciado em código aberto em 2005.
É altamente seguro e utiliza o princípio DRY – Don’t Repeat Yourself, o que ajuda o desenvolvedor ou a desenvolvedora a aproveitar ao máximo o código já feito, evitando repetição. Seu nome é inspirado no guitarrista de jazz Django Reinhardt. É usado por grandes empresas como Globo.com, Instagram, Mozilla e o Pinterest, com grande aderência em projetos de big data e machine learning.
Uma das principais características do Django é que ele faz o Mapeamento Com Objeto-Relaciona (ORM) e trabalha com as entidades como objeto. A vantagem disso é que, depois de pronto, com poucos comandos você migra o banco inteiro, de forma rápida.
Outra coisa que me atraiu desde o começo e que eu acho muito interessante é a interface administrativa. A partir do momento que o projeto é estruturado, ele gera automaticamente uma interface. Não há limitações em criar URLs amigáveis e de maneira simples e tem um sistema de templates poderoso que possibilita separar design, conteúdo e código em Python.
Django na criação de APIs
O Django permite criar APIs Rest de maneira rápida e eficaz com o Django REST Framework. Ele oferece diversos recursos, permite um processo de produção mais produtivo e com segurança através de token facilmente aplicáveis.
Possui, ainda, suporte a filtros, cache, tem várias bibliotecas externas disponíveis para customizar sua aplicação e é totalmente aplicável ao Django. É um framework muito robusto.
Popularidade
O Django aparece em 7º lugar no ranking da Hot Frameworks, no mesmo nível que o Angular, Vue.js e Ruby on Rails, além de ter uma ampla comunidade ativa e ótima documentação. Podemos dizer que é um framework popular sim e está em constante evolução.
Mais do que isso, é uma ferramenta extremamente completa, versátil e não te prende a nenhum sistema operacional ou plataforma. São esses os motivos que fazem dele o meu preferido.
Se você quiser aprimorar ainda mais seu conhecimento sobre o framework, começando do básico, acesse minha playlist no Youtube.
Rodrigo Fonseca – Engenheiro de Software FullStack