Por Karolina Eugênio
Soft skills dizem respeito a competências pessoais relacionadas à comunicação e ao relacionamento interpessoal. São atributos individuais, mas que promovem grande diferença nas relações com as demais pessoas e geram melhores resultados para as empresas e seu desenvolvimento profissional.
Soft skills são muito mais subjetivas que as hards skills, que dizem respeito às habilidades técnicas associadas às experiências na área ou conhecimento teórico.
Neste artigo vamos explorar o conceito soft skills, porque não existe time de sucesso se não houver profissionais com essas características desenvolvidas. Afinal, elas podem impactar no desempenho de um profissional e da comunidade em que ele está inserido. Além disso, elas não são opcionais. Elas são essenciais para a sua evolução, assim como as hard skills.
Como surgiram as soft skills?
Se fosse traduzida ao pé da letra, a expressão significaria “habilidades leves”, o que causa confusão, porque o conceito é bem diferente. Ele tem origem em 1972, nos manuais de treinamento das forças armadas.
O objetivo das soft skills era, inicialmente, promover a humanização dos militares, para que eles colocassem o benefício social acima dos combates, melhorando a harmonia das equipes e deixando o clima mais leve dentro dos quartéis.
Esse termo ganhou popularidade fazendo parte de uma transformação no mercado, porque essas competências sociais e emocionais ajudam no desenvolvimento profissional, a superar conflitos e fortalecer a cultura organizacional. Na prática, as empresas entenderam que não bastava um profissional estritamente técnico se ele não contribuísse de uma forma colaborativa para a cultura daquela organização, porque isso impactaria negativamente no produto ou serviço ou final.
Como os recrutadores enxergam as soft skills?
O Brasil está entre os países nos quais as habilidades comportamentais são as mais valorizadas requisitadas por grandes empresas. Segundo uma pesquisa no site de recrutamento CareeerBuilder, 77% dos recrutadores consideram as soft skills tão importantes quanto as hard skills, enquanto 16% as consideram ainda mais valiosas.
Talvez seja por isso que as pessoas estão cada ver mais interessadas em melhorar seus atributos individuais, que não são tão fáceis de trabalhar. Para ser uma boa desenvolvedora, tecnicamente falando, eu tenho todo um roadmap de conhecimentos que eu preciso adquirir. Ou seja, há um caminho linear. Já para exercitar as soft skills, o caminho é muito mais nebuloso. Como trabalhar minha comunicação? Ou minha positividade, por exemplo?
É difícil não só identificar as soft skills mais valorizadas no mercado, mas também como desenvolvê-las.
Por que os gestores devem valorizar as soft skills?
Colaboradores com soft skills desenvolvidas se tornam grandes aliados dos gestores, pois ajudam a manter o clima organizacional sempre adequado, evitando conflitos que possam prejudicar a companhia como um todo. São profissionais que conseguem resolver problemas e passar por crises com mais facilidade, têm uma flexibilidade de adaptação.
Logo, podemos considerar que quem desenvolve essas habilidades tem maiores possibilidades de pleitear novos cargos e obter o sucesso na atual função que ocupa. Por isso que elas estão diretamente ligadas ao seu êxito profissional e à sua evolução.
Quais são as soft skills mais requisitadas no mercado?
Comunicação interpessoal – a comunicação empresarial vai muito além de conversas. Dentro das organizações, além da capacidade de persuasão, a skill comunicativa representa as habilidades de interpretação e empatia sobre as falas ambíguas e transmissões de ideias entre os colegas e clientes. Comunicar não é só falar. É também ouvir, assimilar e processar a informação. A melhor forma de desenvolver é praticar.
Resiliência – essa habilidade diz respeito à capacidade de melhorar à medida em que você é exposto a situações difíceis. Ou seja, ela contraria o conceito de fragilidade, de algo que se prejudica com as crises. É uma das soft skills mais difíceis de serem adquiridas porque ela requer vivência. Pessoas que têm medo de se expor a riscos, não desenvolvem essa habilidade, que é importante para se tornar uma pessoa referência, que sabe tomar as melhores decisões na hora da urgência.
Ética – aborda questões além do cumprimento das atividades designadas. Ela contempla características interpessoais que envolvem o respeito à diversidade e o crescimento em conjunto com a equipe, mesmo diante de ambiente competitivo das empresas. Ética se constrói com informação, com exercício da empatia, visão de respeito às individualidades.
Inteligência emocional – um profissional com capacidade de reconhecer e mapear suas emoções e comportamentos, sejam eles construtivos ou não, é bastante útil nas empresas. Afinal, a partir dessas reflexões e autoconhecimento, é possível encontrar os melhores caminhos a serem seguidos no decorrer de uma carreira.
Pensamento criativo – é uma das principais soft skills na área de desenvolvimento. Pessoas que conseguem enxergar caminhos diversos costumam se envolver menos em conflitos, bem como acarretar menos problemas para gestão. Quando relatam uma falha, esses profissionais apresentam também possíveis saídas válidas e efetivas, o que poupa tempo e torna o trabalho da equipe mais enxuto, além de deixar um clima mais leve na empresa. Para exercitar a criatividade, é necessário sair da sua bolha: ouvir outras músicas, ler sobre temas diferentes, acessar notícias de outros universos. Não tem como pensar fora da caixa sem sair da caixa.
Positividade – pessoas positivas costumam acalmar o ambiente torná–lo menos tenso, bem como possuem mais capacidade para lidar com situações de pressão. Elas recebem cargas emocionais pesadas, mas conseguem difundi-las e oferecer uma resposta ao trabalho ainda mais efetiva. Uma pessoa negativa no trabalho acaba sendo insustentável em longo prazo e pode prejudicar a equipe.
Colaboração – profissionais que possuem a soft skill de colaboração conseguem se encaixar em diferentes funções e não enxergam problema em serem remanejados diversas vezes. Eles percebem nesses momentos a oportunidade de ajudar os colegas e construir uma linha de trabalho ainda mais fluida e eficaz. Colaboração é pensar como um todo e não só em si. É uma habilidade essencial para o crescimento.
Gestão de tempo – profissionais que possuem uma boa gestão de tempo costumam entregar sua demanda sempre dentro dos prazos corretos. Isso porque entendem quanto tempo cada tarefa precisa e se organizam para nunca faltar com o compromisso assumido e nem atrasar a sua entrega. São sempre uma parte importante da força de trabalho por acelerarem a produção e engajar os demais colegas em uma entrega mais rápida e eficiente.
Mesmo que as soft skills sejam questões relacionadas à personalidade e habilidades intrínsecas ao profissional, elas também podem ser desenvolvidas com muito esforço e dedicação. Ler e se informar, ser mais flexível, estar sempre disposto a aprender e não fugir dos problemas são alguns caminhos que vão levar você ao sucesso.