São Paulo, 26 de Setembro de 2024 — Parcerias estratégicas têm sido um dos principais motores de crescimento de importantes instituições do setor financeiro no Brasil. A colaboração com empresas de tecnologia como a TQI, que com 32 anos de experiência no mercado de tecnologia, tem ajudado na evolução de diversos produtos e serviços do ecossistema financeiro nacional, fornecendo suporte tecnológico e know-how para a inovação e crescimento contínuos de clientes. Isso abrange, por exemplo, a implementação rápida de soluções exigidas pelo mercado, assegurando conformidade com regulamentações rigorosas.
Em parceria com a TQI, são desenvolvidas soluções personalizadas que respondem diretamente às necessidades de negócios e melhoram a experiência do usuário final.
As contribuições podem atingir diversos contextos dentro do ecossistema financeiro:
Metodologia Ágil e Modelos de Trabalho
Utilizando uma abordagem ágil com squads multifuncionais, as equipes de desenvolvimento, incluindo desenvolvedores, agilistas, Product Owners (P.O.), UX designers e analistas de sustentação, trabalham em estreita colaboração para garantir que as soluções estejam alinhadas com os objetivos estratégicos.
Inovação e Eficiência
Com foco em tecnologia de ponta, as soluções implementadas são escaláveis, seguras e de alto desempenho. A capacidade de adaptação rápida às mudanças regulatórias e de mercado mantém a empresa na vanguarda da inovação e conformidade.
Suporte 24/7
Além do desenvolvimento da solução, a TQI pode oferecer manutenção contínua e suporte 24 horas por dia, garantindo o funcionamento ininterrupto dos serviços.
Terceirização de TI é Tendência Global
Empresas vêm adotando cada vez mais a terceirização de TI não só como forma de redução de custos, mas também influenciadas por fatores organizacionais relacionados à experiência do cliente, expansão dos negócios e aumento da competitividade.
De acordo com a Mordor Intelligence, esse mercado deve chegar, globalmente, a US$ 617,69 bilhões em 2024, com projeções de atingir US$ 806,53 bilhões até 2029. Esta estimativa é baseada em um crescimento médio anual de 5,48% entre os anos de 2024 e 2029.
O estudo reforça que a TI tornou-se uma vantagem competitiva para muitas organizações. A terceirização de TI evoluiu além da simples redução de custos, especialmente com a migração para a nuvem e a adoção de serviços em nuvem, agora impulsionada por motivações como a melhoria da experiência do cliente, crescimento dos negócios e inovação competitiva.
Desde a pandemia de Covid-19, a adoção de serviços em nuvem aumentou, criando um ambiente favorável para o crescimento da terceirização de TI. Muitas empresas terceirizam a manutenção e parte do desenvolvimento, permitindo que se concentrem em soluções mais flexíveis e personalizáveis.
A demanda por eficiência, infraestrutura escalável e a crescente migração para a nuvem estão impulsionando o mercado de terceirização de TI. Essa tendência é particularmente forte entre empresas novas e pequenas, levando os principais fornecedores a integrar suas equipes offshore com as locais e a oferecer agilidade no lançamento de produtos.
“Com base nesse estudo, fica claro que a terceirização de TI não é apenas uma solução temporária, mas uma estratégia essencial para empresas que desejam se manter competitivas e inovadoras. A TQI, com sua vasta experiência em desenvolvimento de soluções tecnológicas e modernização de sistemas legados, está bem-posicionada para ajudar as empresas a aproveitar ao máximo os benefícios dessa tendência global. Ao oferecer serviços personalizados e flexíveis, a TQI pode apoiar seus clientes na migração para a nuvem, na melhoria da experiência do cliente e na promoção de um crescimento sustentável e competitivo”, afirma Adriana Costa, Diretora Executiva de Contas da TQI.