Por que ocupar uma carga horária valiosa de profissionais altamente qualificados com rotinas de atividades que podem ser feitas por robôs?
A automatização de processos ganha cada vez mais espaço no mercado de TI e os resultados garantem o melhor FTE (Full Time Equivalent) dos colaboradores, liberando-os do operacional e garantindo a otimização do tempo e priorização de atividades com maior valor.
Diariamente, a GRE (Gerência de Relacionamento Empresas) da Algar Telecom recebe várias solicitações para inclusão de novos circuitos nas rotinas de monitoramento. Este processo demanda padronizações e configurações específicas, que eram executadas por profissionais que compartilhavam estas funções com outras tarefas inerentes da área.
Para resolução do caso, a Algar Telecom , em parceria com a TQI, implantaram um sistema de automação baseado em RPA – Robotic Process Automation (plataforma Automation Anywhere).
O sistema foi implantado em um mês, com participação direta dos colaboradores que executavam as atividades automatizadas. Os colaboradores receberam capacitação da TQI para utilização da ferramenta e estão aptos a não só operar os robôs implementados, como também trabalhar na implementação de novos robôs.
O resultado gerado contribuiu para a realização de atividades mais estratégicas e o funcionamento em tempo ágil do atendimento aos chamados, gerando satisfação de clientes, liberação para a equipe de vendas e eficiência de todo o processo.
A Algar Telecom tem trabalhado de forma intensa, para massificar o uso de robôs em suas atividades, pois acredita que os mesmos são grandes aliados na busca de uma eficiência operacional cada vez maior.
Depoimento do Cliente:
“Aqui na Algar, sempre fomos fanáticos por eficiência. Sempre investimos muito em sistemas e ferramentas que pudessem nos ajudar a sermos mais eficientes a cada dia. Hoje somos referência em eficiência operacional em nosso setor e, mais recentemente, encontramos nos robôs, baseados em RPA e Bots, a oportunidade de atingirmos atividades, funções e estruturas, que antes não estavam ao nosso alcance, considerando soluções sistêmicas tradicionais.”
“O RPA e os Bots dão a oportunidade de sermos muito mais ágeis nas entregas das automações, além da oportunidade de trabalharmos custos muito mais atrativos que os desenvolvimentos sistêmicos convencionais.”
“Buscamos muito por parceiros que tivessem ambição e capacidade técnica de embarcar nesta jornada conosco. Trabalhamos com grandes players mundiais e tivemos a grande felicidade de achar aqui ‘em casa’, na nossa cidade, uma empresa como a TQI que, de fato, entendeu o conceito da ‘parceria’ proposta.”
“Estamos plenamente satisfeitos com a qualidade das entregas e com toda atenção que temos recebido.”
Que venham novos e numerosos desafios!
Ary Camilo de Oliveira Neto – Gerente de Processos e Qualidade na Algar Telecom