Escrever este texto é evocar a memória da menina que cresceu em uma pequena cidade mineira, com seus 15 mil habitantes, onde as ruas eram extensões de seu lar e os sonhos não vislumbravam as vastas avenidas de São Paulo em busca de oportunidades e negócios. Mas a vida, como bem sabia o poeta, exige coragem. E foi com coragem que vesti capa mágica da coragem, arregaçando as mangas para transpor barreiras de resistência e preconceito, e enfrentar a vertiginosa velocidade das mudanças que exigem uma reinvenção diária.
A presença feminina no setor comercial de tecnologia é mais do que um tema relevante; é um marco de progresso. Nos últimos cinco anos, a participação das mulheres cresceu 60% no Brasil, um salto significativo rumo à igualdade. Recordo-me vividamente de uma das minhas primeiras reuniões em 2003, onde, em meio a doze executivos, eu era a única mulher. Hoje, as mulheres representam 12,3% dos cargos de tecnologia, um número que ainda clama por crescimento. A inclusão feminina é vital para a diversidade e inovação, pois amplia perspectivas na criação de produtos e serviços tecnológicos.
A força da mulher em um cenário de constante transformação é um testemunho de sua resiliência e adaptabilidade. No dinâmico mundo dos negócios, onde nenhum dia é igual ao outro, a reinvenção é nossa companheira constante, assim como a busca por novas abordagens e maneiras de lidar com as mudanças organizacionais.
Em quase três décadas na área comercial, aprendi que a verdadeira venda não está no falar, mas no ouvir. O estigma de que o melhor vendedor é o mais falante se desfez. Hoje, acredito que as relações humanas anseiam por ouvidos atentos, e que ouvir sem ação subsequente é um exercício fútil. A verdadeira força reside na capacidade de escutar e, então, agir com propósito e resposta.
Que nossa capacidade de nos reinventar, de equilibrar inúmeros pratinhos e de transformar adversidades em oportunidades continue sendo o alicerce que nos permita viver e conviver com as constantes mudanças que o mundo apresenta.
Por:
Adriana Costa
Diretora Executiva de Contas