Em diversos canais de informação é normal encontrarmos notícias positivas sobre o mercado de trabalho na área de tecnologia. Na economia brasileira, o setor citado tem sido evidenciado, pois, muitas empresas que antes aguardavam o momento certo de buscarem a transformação digital, se viram obrigadas, devido à pandemia, a tomarem esta iniciativa o mais rápido possível.
Com a procura cada vez maior por empresas que possuem know how em transformação digital, aumentou-se também a necessidade por profissionais da área com conhecimento técnico.
Neste panorama um novo termo foi citado: “o novo normal”, como uma prática de adaptação, advinda não somente de empresas, mas principalmente de pessoas, ou seja, o comportamento delas. No contexto de mercado de trabalho, estamos falando da necessidade de aplicar tecnologia aos diversos processos corporativos visando otimização de resultados.
Empresas de nichos diferentes tiveram que se adequar ao contexto e, consequentemente, foi exigida uma mudança de mindset sobre recrutamento: triagem de candidatos, atração de talentos, o formato ou processo que a empresa desenvolve para a contratação e outros.
Um estudo da especialista em recrutamento Spring Professional identificou que, apesar de 51% dos setores estarem com as contratações congeladas, 19% seguem com os processos seletivos normalmente – o destaque é para os mercados de tecnologia (23%), alimentos (20%) e farmacêutico (13%). Além disso, 67% das empresas pretendem retomar integralmente as contratações que estão paradas.
Segundo a pesquisa, o maior desafio para aqueles que mantiveram as contratações foi adaptar o processo seletivo para ser feito totalmente de forma remota – 55% das organizações precisaram efetuar mudanças significativas em seus processos admissionais e de integração.
Como a TQI encara este contexto?
A TQI já utilizava a tecnologia como ferramenta para contratação e, com o Covid-19, pequenas alterações foram realizadas.
O processo seletivo
A etapa inicial do processo é realizada em um sistema interno da TQI, promovendo maior vantagem para os gestores e uma comunicação mais ágil entre a empresa e o candidato. Antes da pandemia, essa interação já era realizada com ferramentas de comunicação online.
A presença física do candidato ocorria durante a entrevista técnica, diálogo com gestores de áreas ou durante a ambientação no local de trabalho. Evidentemente, esse processo teve que ser alterado.
Para trazer maior segurança, otimização das etapas e agilidade, conseguimos estruturar os fluxos do recrutamento de forma 100% online.
A-dap-tar
Essa palavra ganhou um destaque sem precedentes em nosso meio, mesmo porque, ela é recorrente durante momentos de mudança.
Na TQI adaptar é primordial e como somos uma empresa de GENTE, que se preocupa com cada integrante, nada mais coerente do que resguardar a todos que fazem a empresa ser o que ela é, desta forma, organizamos o nosso processo seletivo, afim de zelar pelo time, clientes e candidatos, dando continuidade ao nosso compromisso de entregar qualidade.
Assim como nós, os clientes se adequaram a nova realidade e as entrevistas com gestores passaram a ser feitas online, por meio de ferramentas de videoconferência.
Para a nossa felicidade, a prática atual demonstrou maior efetividade que a presencial.
Agilidade deve vir acompanhada de qualidade de vida
O novo método de trabalho permitiu o avanço no número de contratações. No período de pandemia, a TQI teve um crescimento de 25% em relação ao período que antecedeu o Covid-19.
Com o processo seletivo 100% remoto, a equipe de recrutamento pode efetivar a contratação de novos talentos com mais velocidade e mantendo o nível de qualidade, afinal, tem coisa melhor do que participar de um processo seletivo no conforto do seu lar?
Estar distante não foi empecilho para melhorar a experiência dos nossos colaboradores. Na etapa de onboarding buscamos surpreender os novos integrantes com suas ferramentas de trabalho, entregues em casa, além de mimos personalizados.
Todo este esforço permitiu e permite, que a cada dia possamos nos adequar à nova realidade, cuidando das pessoas, gerando maior engajamento e novas experiências, transmitindo confiança, conquistando resultados e contribuindo para geração de valor.
Estamos atentos às expectativas do mercado, dos clientes, colaboradores e consumidores e nos dedicamos para entregar sempre o melhor.
Quer fazer parte do nosso time?
#VEMPRATQI.