O RPA – Robotic Process Automation (em português Automação Robótica de Processos) é uma automação que permite deixar processos mais inteligentes, rápidos e eficientes, eliminando erros e aumentando consideravelmente a produtividade.
Resumidamente, pense nas tarefas administrativas e repetitivas que sua empresa executa diariamente. Agora, imagine você comandando robôs que cuidarão de todo este tipo de trabalho enquanto foca em tarefas estratégicas para alavancar seu negócio.
A seguir você conhecerá tudo sobre o RPA, os benefícios de robotizar processos e como isso pode ser aplicado ao seu negócio. Vamos lá!
O que é RPA?
O RPA é uma automação de processos simples e repetitivos que permitem um robô (software) imitar e integrar as ações de um humano, interagindo em sistemas digitais para execução de atividades operacionais.
Estes robôs RPA, utilizam a mesma interface do usuário para capturar e interpretar aplicativos para processar uma transação, manipulando dados, desencadeando respostas e se comunicando com outros sistemas digitais. A grande vantagem é que realizam esse processo de uma forma consideravelmente melhor: um robô RPA nunca dorme e não comete falhas.
O robô pode ser visto como um assistente do humano, porque assume a execução de atividades que exigem esforços repetitivos e proporciona tempo para o profissional focar em tarefas estratégicas que requerem análise.
Como o RPA pode te ajudar:
A automação de processos te ajuda a economizar tempo, evitando que você e sua equipe desempenhem atividades repetitivas e manuais, permitindo que foquem em atividades estratégicas que realmente geram valor para sua empresa.
Processos candidatos a automação, geralmente envolvem:
- Atividades padronizadas, repetitivas e manuais;
- Alto volume de dados e diferentes aplicações;
- Demandam muito tempo dos analistas.
Quais são os benefícios do RPA?
Os robôs são o futuro da automação e estão cada vez mais inteligentes. Explorar o potencial do RPA pode se tornar uma vantagem competitiva para sua empresa.
A seguir vamos apresentar os cinco principais benefícios dos robôs RPA:
1 – Melhor precisão
Os robôs RPA são programados para seguir regras. Eles não se cansam e nunca cometem erros. Eles cumprem as regras e são consistentes.
2 – Maior conformidade
Depois que os robôs RPA são treinados, eles executam as tarefas de maneira confiável, reduzindo riscos. Tudo que fazem pode ser monitorado e você tem o controle total para operá-lo e aprimorá-lo.
3 – Economia de custos
Com o RPA você diminui 40% das tarefas humanas e elimina os erros do processo, além de fazê-lo funcionar 24/7 sem necessidade de recursos (luz, água e aluguel).
4 – Escalável
O RPA possibilita que você escale o seu negócio sem precisar aumentar a sua equipe. De acordo com a necessidade e com a sua demanda, você pode definir que um determinado processo trabalhe 24 horas por dia, por exemplo.
5 – Rapidez e produtividade
Os colaboradores são os primeiros a valorizar os benefícios do RPA, pois eliminam as atividades que não agregam valor, aliviando a enorme pressão do trabalho e podendo focar nas tarefas estratégicas.
Além disso, os robôs conseguem trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana. Então se você tiver uma atividade que precisa ou poderia ser executada sem interrupções, como a emissão de nota fiscal, por exemplo. Ou no caso de um negócio online, que não para nos finais de semana.
Estes são alguns dos principais benefícios que o RPA pode agregar para sua empresa, mas visto que é uma tecnologia do futuro altamente eficaz, existem vários outros pontos que podem ser explorados e tornar seu negócio cada vez mais inteligente.
Solicite uma demonstração gratuita agora e saiba como a solução RPA da TQI pode ajudar o seu negócio.
Quais os números do RPA no mundo?
De acordo com o relatório de 2017 da McKinsey Global Institute sobre automação, 43% dos serviços financeiros podem ser automatizados com o RPA. Isso ocorre porque a entrada e o processamento de dados são uma parte importante desses negócios. Além disso, essas empresas estão sujeitas a mudanças constantes na regulamentação.
Segundo levantamento disponível no site Horses For Sources, o mercado global de software e serviços da RPA atingiu US$ 271 milhões em 2016 e deverá crescer para US$ 1,2 bilhão em 2021. Um aumento que corresponde a uma taxa de crescimento anual de 36%.
Já o relatório da McKinsey & CO afirma que, 800 milhões de trabalhadores (ou seja, 1/5 da força de trabalho) podem ser substituídos por robôs até 2030. Ainda, segundo a McKinsey & CO, 30% das tarefas executadas nas organizações são meramente operacionais e poderiam ser automatizadas com o uso de RPAs.
A consultoria Gartner traz que até 2021, 90% das médias e grandes empresas terão ao menos um processo apoiado por RPAs. E a Forrester Research diz que até 2021, mais de cinco milhões de bots serão colocados em produção nas grandes empresas.
Impressionante, não é mesmo?
Principais setores que o RPA pode automatizar
O RPA pode ser utilizado para automação em diversos setores. Confira alguns dos principais que podem ser robotizados:
-
- Fiscal e Financeiro;
- Crédito e Cobrança;
- Contas a Pagar ;
- Tributário;
- Facilities;
- Transporte e Logística;
- Jurídico;
- Hospitais e Laboratórios;
- RH – Recursos Humanos;
- Back Office;
- CSC e BPO;
- Viagem.
Concluindo
O RPA é a evolução da sua empresa nos processos empresariais. Reduza sua mão de obra operacional com robôs focados em atividades repetitivas e concentre seus esforços em tarefas estratégicas.
Além disso, existem plataformas em que você pode gerenciar todos os seus robôs RPA de uma forma centralizada, otimizando tempo e resultados.
Quer dar o próximo passo? Agende uma demonstração gratuita da solução RPA e saiba como ela pode preparar sua empresa para o futuro.