Desenvolver o ambiente corporativo não é uma tarefa fácil. São inúmeras as atividades desempenhadas e gerenciadas para alcançar resultados. Não é exagero dizer que as pessoas são o maior ativo de uma empresa, porque são elas as responsáveis por manter em movimento a engrenagem que leva ao crescimento da organização.
Planejar e executar ações que incentivem a colaboração e o reconhecimento são essenciais para aumentar a motivação.
Neste artigo, falaremos sobre uma prática do reconhecimento, mas não do tradicional feedback e sim da gestão 3.0, destacando o projeto Merit Money, aplicado na TQI desde agosto de 2020.
Mas antes de falarmos sobre o projeto em si, é preciso entender alguns conceitos.
O que é Gestão 3.0 ou Management 3.0?
O termo foi cunhado pelo holandês Jurgen Appelo, no livro “Management 3.0 – Agile developers, Developing Agile Leaders”. O autor apresenta técnicas para o desenvolvimento de líderes, baseando-se em métodos ágeis de gestão.
O importante aqui é destacar a visão de Appelo, que questiona o modelo de reconhecimento tradicional e repensa a estrutura e processos para uma melhor produtividade, a partir de práticas de estímulo de pessoal, empoderamento de times, desenvolvimento de competências, entre outras.
O que é motivação?
Quantas vezes você já ouviu a pergunta: o que te motiva? Bem, a resposta está muito além de um salário acima da média ou de uma alta posição na empresa. É necessário entender o que é motivação.
Motivação (do Latim movere, mover) refere-se, em psicologia e em outras ciências humanas, à condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Ou seja, é o impulso interno que leva à ação.
Vários autores se dedicam esta definição e o que grande parte dos conceitos têm em comum é estímulo, esforço, persistência e recompensa. Em uma de suas obras, Richard Steers e Lyman Porter afirmam que “…a motivação, em relação ao comportamento no trabalho, energiza, orienta e sustenta esse comportamento”.
Isso significa que a motivação está diretamente relacionada ao modo com que os colaboradores se comportam.
Como o Merit Money entra no contexto?
É hora de entendermos o que é o Merit Money e o motivo pelo qual ele foi criado.
Vamos a uma situação prática. Imagine um colaborador que acabou de entrar na empresa e fez a diferença na solução de uma situação complexa, que envolvia toda equipe. O profissional em questão foi além da sua função, colaborou com os colegas e foi decisivo na elucidação do problema.
Tal atitude não está relacionada ao desempenho e nem poderia levar a um prêmio por rendimento. Até porque, como ele acabou e ser contratado, não haveria tempo para uma avaliação. Mas é uma atitude positiva que, se for reconhecida, pode gerar motivação.
O Merit Money é um sistema de bonificação colaborativo e contínuo, criado por Jurgen, que incentiva o apoio e o reconhecimento com foco em ações e comportamentos do cotidiano que realmente contribuem com a melhoria do time como um todo.
A principal ideia deste modelo é reforçar um ambiente seguro, construído de forma colaborativa e baseado na confiança mútua entre os membros do time. Os colaboradores são empoderados ao serem incentivados a compartilhar a responsabilidade de reconhecer o trabalho de seus companheiros e recompensá-los de acordo com seus próprios critérios.
Mas lembrando: para funcionar, a empresa já deve propiciar um ambiente seguro – ou seja, que incentiva e considera a opinião dos colaboradores de forma genuína, sem retaliações.
Como funciona na TQI?
A TQI leva a colaboração muito à sério. O Merit Money foi implementado, antes de tudo, para estimular essa prática e transformá-la em reconhecimento, na visão dos próprios colaboradores. Para isso, foi criada uma moeda fictícia que possibilita o acúmulo de pontos e conversão do saldo em prêmios.
Com o mote “Reconhecer é o que nos move”, o Merit Money da TQI estimula a ação colaborativa, possibilita maior integração entre áreas e contribui para um clima organizacional mais harmônico, sem competição, que tem tudo a ver com nosso propósito.
É uma grande ferramenta de gestão de pessoas, entre tantas que usamos para investir na nossa gente, um dos nossos maiores diferenciais competitivos.
Rose Zei
Talentos Humanos TQI