O ano está começando e, como é comum no mundo da tecnologia, é a hora perfeita para projetarmos os nossos próximos passos.
2025 promete intensificar movimentos que já observamos ao longo de 2024, colocando temas como a inteligência artificial generativa não mais como fator de diferenciação, mas como premissa indispensável para a competitividade.
Para ajudá-lo a refletir sobre o seu planejamento, listamos quatro tendências no âmbito da tecnologia em 2025. Da inteligência artificial à sustentabilidade, vamos entender como essas tendências vão impactar desde as estratégias empresariais até a rotina de trabalho dos profissionais.
1. Governança de IA
A Inteligência Artificial (IA) já é parte integrante de muitas empresas e deve continuar a aumentar seu protagonismo no próximo ano. Porém, além do trabalho massivo de automatizar tarefas exaustivamente, a ferramenta deve ter um papel cada vez mais eficiente na governança das empresas, isso porque já existem plataformas que gerenciam riscos éticos, legais e operacionais.
Ou seja, o recurso deve ser utilizado cada vez mais na aplicação de processos e monitoramento de temas sensíveis. Inclusive existe a expectativa de que, nos próximos anos, as IAs reduzam em até 40% os incidentes empresariais relacionados à falta de conformidade ética.
2. Criptografia quântica
Em filmes e obras de ficção científica é comum a utilização do termo “quântico” para se referir a avanços na tecnologia. No caso da cibersegurança, esse avanço é uma realidade cada vez mais presente. Assim, em um cenário em que a segurança cibernética é tema sensível, o avanço da criptografia quântica promete ser cada vez mais robusta e efetiva na defesa de dados sensíveis.
3. Eficiência Energética
Com a sustentabilidade como palavra-chave, empresas da área de tecnologia devem investir em ferramentas que possibilitem uma atuação com menos impacto ambiental.
Entre as alternativas para alcançar esse objetivo, vale mencionar os sistemas neuromórficos e ópticos, que foram estruturados para reduzir o consumo de energia e recursos nas atividades de inteligência artificial e simulações.
Ademais, tecnologias como sistemas inteligentes de monitoramento de carbono, uso de energias renováveis e soluções de economia circular estarão cada vez mais presentes nas operações corporativas. Além disso, ferramentas digitais ajudarão as empresas a comunicar suas práticas sustentáveis de forma transparente, conquistando a confiança de consumidores e investidores. Ou seja, fique de olho nesses recursos em 2025!
4. Automação inteligente
O rápido avanço da IA aliado à automação de processos já tem causado impacto em empresas de diferentes setores. Além da agilidade, essa prática tem possibilitado a reorganização de empresas e a implementação de novos processos.
Por exemplo, atendimento ao cliente e logística são áreas cada vez mais automatizadas pela IA, mas outras áreas, como o Marketing e o RH também têm se beneficiado com essa tecnologia.
E aí, você está preparado?
Para as empresas e seus líderes, 2025 será um ano de desafios e oportunidades: será necessário seguir intensificando uma tendência que já temos observado nos últimos anos, que é equilibrar a inovação tecnológica com a criação de ambientes de trabalho humanos, inclusivos e colaborativos.
Você já tem algo em mente para dar passos nessa direção neste ano? A TQI pode te ajudar nessa jornada!