Se 2020 foi um ano de resiliência, 2021 promete ser um ano de recuperação. Com cautela. É o que indica uma ampla pesquisa realizada pela Deloitte no Brasil, com 663 empresas participantes. E a transformação digital, como fica neste contexto?
São muitas as especulações em torno deste tema. Por isso, reunimos um compilado com insights indicados por especialistas de diversos institutos de pesquisa para você conhecer o cenário e avaliar em qual estágio sua empresa se encaixa – e quais mudanças você precisará aplicar para se manter competitivo.
Investimentos em tecnologia devem continuar
Em um ano atípico, as empresas mantiveram ou aumentaram investimentos em sistemas, tecnologia de gestão de dados, infraestrutura, canais de venda online e atendimento ao consumidor. Afinal, elas precisavam disso para acelerar a transformação digital e permanecerem em operação.
Para este ano, os empresários devem continuar apostando em tecnologia, especialmente em sistemas, ferramentas de gestão e softwares. Até porque, a confiança dos empresários nos benefícios dessas tecnologias aumentou à medida em que os resultados começam a aparecer.
Chatbots com inteligência artificial vão evoluir
Você já deve ter percebido que cada vez mais empresas têm adotado bots para aprimorar seus canais digitais. O motivo é muito simples: eles dão resultado. Um estudo IBM Institute for Business Value mostrou que 94% das empresas que aderiram a esta tecnologia já tiveram retorno sobre o investimento.
Mais do que isso, 99% dos consultados na pesquisa afirmaram que houve aumento da satisfação dos clientes com o uso de assistentes virtuais. A tendência é que as interações com bots por voz, os chamados voicebots, sejam ainda mais fortes neste ano, aliando o uso de inteligência artificial e machine learning.
E-commerce com experiência
Por mais que a compra online proporcione mais facilidade, muitas pessoas ainda resistem a comprar alguns produtos por não conseguirem tangibilizar seus benefícios. No caso de uma roupa, por exemplo, olhar de perto assegura que ela tem uma boa qualidade ou que se ajustará de forma adequada ao corpo.
A saída é a adoção de tecnologias imersivas, como a realidade aumentada ou a realidade virtual. Segundo análise da Accenture, 64% das marcas de consumo já começaram a apostar nesses recursos para proporcionar uma maior confiança na compra. Ainda há muito a melhorar, mas esta deve ser a próxima onda do comércio eletrônico.
Nuvens híbridas e multicloud ganharão espaço
É inegável o aumento da procura por nuvens públicas. Porém, de acordo com as estimativas da Flexera, 93% das empresas têm uma estratégia multicloud e 87% uma estratégia de nuvem híbrida. Trata-se de um mercado com ofertas cada vez mais maduras.
Outra tendência com potencial crescimento rápido é o iPaaS, que permite a integração de softwares, sistemas e aplicativos em uma só plataforma, de maneira descomplicada, baixo custo e usando práticas de baixo código. As soluções iPaaS serão as escolhidas por muitas empresas para promover a transformação digital de forma rápida.
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